Estarreja mais virada para a Ria

POLIS LITORAL RIA DE AVEIRO

sexta, 07 de novembro 2008

Qualificação de todos os cais e ribeiras, criação de vias cicláveis, recuperação de diques e motas, construção de estruturas hidráulicas e desassoreamento, são algumas das intervenções a concretizar no Município de Estarreja e que abrangem também toda a Ria de Aveiro.

Estimada em 6 milhões de euros, a intervenção prevista para Estarreja até 2013 vem completar e reforçar o objectivo de “Virar o Concelho para a Ria”, integrando os projectos municipais de requalificação em curso nas Ribeiras e Cais – depois da Ribeira da Aldeia, estão em concurso Mourão e Canelas – de criação da Rede de Percursos na Natureza e valorizando o emblemático projecto BIORIA.

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade, em reunião extraordinária realizada esta semana, aprovar o Acordo relativo à “POLIS LITORAL RIA DE AVEIRO – Operação Integrada de Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro” e a participação do Município de ESTARREJA no Capital Social da “Polis Litoral – Ria de Aveiro, S.A.”, com 1,9 milhões de euros, por intermédio da nova Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – Baixo Vouga (CIRA). O assunto foi remetido à Assembleia Municipal.

De entre os projectos que estão integrados no Acordo, vários têm incidência directa na área do Município, atendendo aos objectivos estratégicos delineados (Preservação Ambiental, Dinamização Económica e Promoção da Vivência da Ria):

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
EIXO 1
Protecção e Defesa da Zona Costeira e Lagunar visando a prevenção de riscos
Preservação e Requalificação dos Valores Naturais
PROJECTORecuperação de diques e motas de protecção. Prevenção dos riscos de cheias: Motas de protecção entre a Ponte da Varela e a Ribeira da Aldeia

DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA
EIXO 3
Valorização dos Recursos como Factor de Competitividade Económica e Social
Protecção das Actividades Tradicionais Agrícolas com incidência no Baixo Vouga LagunarReordenamento e Valorização de Actividades Piscatórias dos Núcleos Marítimos e Ribeirinhos
PROJECTOImplementação das acções constantes do Projecto Agrícola do Baixo Vouga: muros/motas de protecção, construção de diques, comportas e outras estruturas hidráulicasPROJECTOSCais das TeixugueirasCais do NacinhoCais da Ribeira da AldeiaCais das TabuadasCais das Bulhas

PROMOÇÃO DA VIVÊNCIA DA RIA
EIXO 4 Promoção e Dinamização da Vivência da Ria
Promoção da Mobilidade Sustentável como forma de Vivência da RiaReordenamento e Qualificação das Frentes Lagunares (Estarreja)Informação e Promoção Territorial
PROJECTO Rede Vias Cicláveis (VEC). Promoção da “utilização ecológica dos espaços naturais”PROJECTOSCais da Ribeira do MourãoEsteiro de VeirosEsteiro de CanelasEsteiro de SalreuEsteiro de EstarrejaPROJECTO Plano de circuitos de descoberta dos valores ambientais: Circuito do BIORIA e restantes previstos no âmbito da Revisão do PDM e do Plano Intermunicipal UNIR@RIA

A operação integrada de Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro é, aos olhos do presidente da Câmara Municipal de Estarreja, “uma importante oportunidade de realização de investimento de valorização e qualificação da Ria de Aveiro, um passo de dimensão relevante, seguramente entre outros que no futuro se têm de dar, para que a Ria de Aveiro seja rentabilizada em todas as suas componentes – ambiental, social, económica”.

CRIAÇÃO DA SOCIEDADE POLIS LITORAL RIA DE AVEIRO

A Polis Litoral – Ria de Aveiro S.A., na qual a Câmara Municipal participa por intermédio da CIRA, integrando também e directamente o seu Conselho Consultivo, é o instrumento formal de gestão desta intervenção de valorização e qualificação da Ria de Aveiro.

José Eduardo de Matos destaca o papel desta nova sociedade que será "uma plataforma de interacção das múltiplas entidades que agem na Ria de Aveiro, perspectivando-se que o seu bom desempenho propicie a instalação no futuro, que queremos próximo, de uma verdadeira gestão integrada da Ria de Aveiro, que para já e infelizmente, vai continuar a não existir. Aqui é devida uma nota de congratulação pelo trabalho dos Municípios, da CIRA/AMRia, do Ministro do Ambiente, da Administração da Região Hidrográfica do Centro e de toda a “Equipa Polis”, com a criação desta nova capacidade da nossa Região de Aveiro: o “Polis da Ria de Aveiro”.

A Polis Litoral Ria de Aveiro – Sociedade de Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro será uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos sendo que 55% do capital será assumido pelo Ministério do Ambiente, 44% pelos Municípios através da CIRA e 1% pelo Município de Mira que embora não integre a estrutura intermunicipal, será abrangido pela Polis da Ria de Aveiro.

O Plano de Intervenção proposto envolve um investimento preliminar estimado na ordem dos 95,6 milhões de euros, a ser executado no período de 2009 a 2013.

Este é um grande projecto público constituído em torno de uma estratégia integrada para a Ria de Aveiro. A área de intervenção proposta no Plano Estratégico tem cerca de 37.000 ha, uma extensão de 60 kms de frente costeira, 140 km de frente lagunar e 24 km de frente ribeirinha do Vouga, abrangendo os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.