Estarreja aposta numa educação de vanguarda

terça, 11 de novembro 2008

As escolas do 1º Ciclo do Concelho de Estarreja vão beneficiar de uma Plataforma na Internet de Gestão das Actividades de Enriquecimento Curricular (ACE), facilitando a gestão e comunicação entre os diferentes agentes educativos.

O projecto "Matemática Ensino", da Universidade de Aveiro, além de desenvolver as AEC no âmbito do Projecto PETIz (Projecto Escola a Tempo Inteiro), colocou ao dispor do Município uma Plataforma que visa introduzir as potencialidades das Novas Tecnologias da Comunicação no funcionamento e gestão das AEC.

Disponível na internet, esta Plataforma elimina as barreiras espácio-temporais, constituindo-se como um espaço de intercâmbio e partilha de documentos, de disponibilização de conteúdos, registo de sumários e assiduidades, entre outras possibilidades. Os intervenientes directos nesta plataforma são os professores das AEC e das Escolas, os Conselhos Executivos dos Agrupamentos e a Câmara Municipal.

A partilha de informação e um acompanhamento próximo e imediato das AEC são os principais ganhos que já demonstrou nestas primeiras semanas de funcionamento. Num contexto de inovação e de contínua aposta na área das Tecnologias, esta Plataforma revela-se uma ferramenta fundamental para uma nova visão das Actividades de Enriquecimento Curricular e da Educação.