Este fim de semana no Cine-Teatro

Cabaret, jazz, festival da canção

sexta, 14 de novembro 2008

Este sábado sobe ao palco do Cine-Teatro o burlesco dos norte-americanos Circus Contraption que se apresentam numa extensão do Burla – Festival do Burlesco do Theatro Circo de Braga. O Circus Contraption é diferente de qualquer circo que já se tenha visto antes. É uma espécie de circo e é também um espectáculo de vaudeville e cabaret. Como a troupe o descreve, o Circus Contraption “cria performances surreais e interdisciplinares incorporando música original ao vivo, números de circo e arte performativa”. Um espectáculo de grande energia incluindo uma ecléctica variedade de números. Tem início às 22h.

Esta noite, o Outonalidades traz-nos a fusão do jazz liderada pelo baterista Carlos López. O Carlos López Quarte tem percorrido inúmeros festivais e salas de jazz na península, voltando agora a Portugal. O concerto tem lugar no Espaço Bar do Cine-Teatro. A entrada é livre para os espectadores da sessão de cinema [O MEU IRMÃO É FILHO ÚNICO] e tem um valor simbólico (1,50€) para os restantes.

Ainda este fim-de-semana a Banda Visconde de Salreu realiza o seu 3.º Festival da Canção (Dom.16 Nov.16h) quase vinte anos depois da anterior edição, onde então despontou a jovem música Jacinta. Na segunda parte do espectáculo actuará a Fanfarra Kaustica.

É possível consultar a programação actualizada em www.cineteatroestarreja.com. As reservas podem ser efectuadas pelo telefone 234811300, e são válidas para levantamento na bilheteira durante uma semana após a data em que forem realizadas e só até uma hora antes do início previsto do evento.

CIRCUS CONTRAPTION (EUA)
THE SHOW TO END ALL SHOWS

VARIEDADES | 1.ª PLATEIA 8€ | 2.ª PLATEIA 6€ | BALCÃO 4€
BURLESCO | CABARET | CIRCO | 105 MIN. | M/3
EXTENSÃO DO BURLA – FESTIVAL DO BURLESCO (THEATRO CIRCO – BRAGA)

[site oficial] www.circuscontraption.com
[myspace] http://www.myspace.com/circuscontraption
[myspace burla] http://www.myspace.com/burla08

O Theatro Circo de Braga volta a organizar o BURLA – Festival do Burlesco nos dias 8 e 14 de Novembro. Este ano, junta-se como extensão deste festival, o Cine-Teatro de Estarreja, no dia 15 de Novembro com Circus Contraption.

The Show to End all Shows (espectáculo para acabar com todos os espectáculos) faz-nos imaginar uma família dona de um circo, com todo o seu glamour, brilho e exagero típicos dos anos 70 e 80. Mas a altura em que decorre este espectáculo é agora, ou até mesmo um pouco no futuro, e o glamour começa mostrar sinais de decadência.

Um sentido iminente de destruição paira sobre o circo, à medida que tudo começa a correr mal sobre a tenda de lona… O apresentador, que nos faz lembrar um patriarca de uma seita fundamentalista, insiste em que o mundo do circo não está nos seus últimos estertores, tentando convencer não só seus colaboradores como a audiência, expectante.

Esta saborosa e inevitável descida para o esquecimento vai buscar inspiração aos Circos do Excesso nas antigas décadas de decadência, e apresenta números tradicionais de circo, tais como as focas amestradas e as suas bolas saltitantes, sereias voadoras, pequenos cães cor-de-rosa, tudo reimaginado pelos seus equivalentes humanos do Circus Contraption, com uma banda sonora esfusiante da incrível Circus Contraption Band (uma miscelânea híbrida de banas sonoras de Fellini e Tom Waits).

A sua última invenção, uma demente interpretação das tradições e mitos americanos, conta-nos também a história do Espectáculo que tem de continuar – “the show must go on” –, apesar de toda as evidências apontarem para o facto de que o Espectáculo, e talvez mesmo o Mundo, se irão extinguir com o correr da cortina, após o acto final…

DESTAQUES

NOV ~ DEZ | SEMPRE ÀS 23H00
OUTONALIDADES’08 NO BAR CTE

SEX 14 NOV 23H00
JAZZ
CARLOS LÓPEZ QUARTET (ESP.)

SÁB 22 NOV 23H00
JAZZ LATINO
SAMUEL QUINTO TRIO
LATIN JAZZ THRILL

SEX 28 NOV 23H00
BLUES
MOONDOGS BLUES PARTY (ESP.)

SEX 05 DEZ 23H00
SKA | FUSÃO
A TUNA RASTAFARI (ESP.)

SEX 12 DEZ 23H00