Consignação da Requalificação da Casa Museu Egas Moniz

Património estarrejense em recuperação

quarta, 19 de novembro 2008

O auto de consignação da requalificação da Casa Museu Egas Moniz vai ser assinado na quinta-feira, 20 de Novembro, pelas 15h30, no Centro de Documentação, em Avanca.

A Câmara Municipal e a empresa Antero Santos e Santos – Construção Civil e Obras Públicas, a quem foi adjudicada a obra, formalizam a entrega da empreitada, que já obrigou ao encerramento ao público e à retirada de todo o valioso mobiliário e peças expostas.

O investimento municipal ultrapassará os 200 mil €. As obras têm um prazo de execução de 150 dias.

O imóvel apresenta uma forte degradação, nomeadamente ao nível  do isolamento de janelas e portas, necessitando de obras de conservação, nunca efectuadas, que irão resolver essas questões essenciais.

A recuperação física da casa vem minimizar e controlar os efeitos de degradação, procedendo-se aos seguintes trabalhos: pintura exterior da Casa Museu; substituição das caixilharias exteriores – portas e janelas; recuperação e restauro das cantarias existentes; substituição dos pisos interiores em madeira e que se encontram degradados; substituição de algerozes e reparação da cobertura.

Esta obra de  dignificação da única Casa Museu de Prémio Nobel em Portugal, referência maior do Município e incontornável na Região e em Portugal, concluirá com a iluminação externa do edifício.

Durante este período não serão efectuadas visitas à Casa Museu. O Centro de Documentação continuará a funcionar dentro da normalidade. A principal unidade museológica do concelho reabrirá as portas em Julho, altura em que se comemora o 41º Aniversário da Casa Museu.

Em 14 de Julho de 1968, a Casa Museu Egas Moniz tornava-se uma realidade. Tornada Museu por vontade do investigador científico, para a salvar da ruína, mandou-a reconstruir em 1915, segundo um projecto do Arquitecto Ernesto Korrodi, sob direcção do Padre António Maria de Pinho tendo sido encarregue da decoração Álvaro Miranda da Granja. Egas Moniz ampliou-a, enriqueceu-a, dando-lhe a feição que hoje apresenta e uma semelhança com as antigas casas solarengas do século XVIII.

» Descubra mais sobre a Casa Museu de Avanca e sobre Egas Moniz no sítio http://museuegasmoniz.cm-estarreja.pt/