Cuidados de Saúde no Concelho de Estarreja

sexta, 21 de novembro 2008

Por despacho da Ministra da Saúde, Ana Jorge, de 18 de Novembro de 2008, foi decidida a alteração do horário de funcionamento do Centro de Saúde de Estarreja e a cessação do SU do Hospital Visconde de Salreu.

A Ministra da Saúde justifica estas medidas com o facto da procura de cuidados de saúde no SU ser para “situações que, na sua generalidade, podem e devem ser resolvidas pelos médicos de família do Centro de Saúde, uma vez que presta, na sua maioria, consultas de clínica geral com uma diferenciação idêntica a um Centro de Saúde, sendo os doentes que se deslocam a este Serviço em situação de verdadeira urgência reencaminhados para outros hospitais perdendo, assim, tempo precioso na prestação de cuidados”.

O documento assinado pela titular da pasta da Saúde expõe que “estas afirmações encontram suporte nos dados assistenciais, que revelam ainda que, no período nocturno, se verificou menos de um internamento por noite, não funcionando tão pouco, nesse período, serviços de apoio essenciais, como o de Raios-X ou apoio laboratorial, nem existindo intervenções cirúrgicas de urgência”.

É referido ainda que o denominado “Serviço de Urgência do Hospital Visconde de Salreu de Estarreja não reúne, pois, as condições mínimas para o desempenho da sua missão, para além de suscitar incertezas nos utentes relativamente à sua qualificação como verdadeiro serviço de urgência hospitalar, assim transmitindo uma falsa sensação de segurança”.

A proposta final apresentada pela Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação da Rede de Urgência Geral, em 17 de Janeiro de 2007, assenta na “requalificação e redistribuição geográfica dos pontos de urgência”.

“Apesar da decisão final do Governo ter natureza política, fundamentada no trabalho técnico realizado, foram acolhidas algumas pretensões das autarquias, firmadas por protocolos”, explica o documento.

O governo considera que estão reunidos os pressupostos necessários para a reorganização dos serviços de urgência da região, nomeadamente:
- o funcionamento do centro de atendimento telefónico do Serviço Nacional de Saúde;
- o reforço do transporte de doentes pré-hospitalar;
- a referenciação entre os diversos serviços;
- a reforma dos cuidados de saúde primários;
- a promoção da rede nacional de cuidados continuados integrados;
- a realização dos trabalhos conducentes à reabilitação do Hospital Visconde de Salreu, nomeadamente a definição do perfil assistencial e dimensionamento das instalações.

Para a Ministra da Saúde “não restam dúvidas quanto à imperiosa necessidade de se proceder à cessação da actividade do denominado Serviço de Urgência do Hospital Visconde de Salreu, Estarreja”.

Relativamente à Requalificação do Hospital Visconde Salreu / Abertura da consulta não programada, a ARS – Administração Regional de Saúde do Centro emitiu uma informação à população do concelho de Estarreja, que se encontra em anexo.