Estreia no Cine-Teatro: Darwin em 5´

Semana da Cultura Científica

terça, 25 de novembro 2008

A Fábrica - Centro Ciência Viva em Aveiro está a promover a «Darwin em 5’», uma iniciativa composta por um conjunto de acções para a comemoração dos 200 anos do nascimento de Darwin e dos 150 anos da publicação do seu livro: «Sobre a Origem das Espécies através da Selecção Natural ou a Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida».

Darwin em 5’ é uma breve representação estruturada no diálogo entre o próprio Charles e a sua esposa Emma. Trata-se de uma cena onde a celebração de um acontecimento familiar remete o casal para as memórias de alguns factos significativos da sua vida, oferecendo um esboço da personalidade e da obra de Charles Darwin.

A estreia acontece no próximo dia 26 de Novembro, pelas 10h30, no Cine-Teatro de Estarreja, seguido de um debate sobre «A Ciência na Região de Aveiro», com os investigadores convidados da Universidade de Aveiro: Ana Rodrigues, do Departamento de Biologia; José Rebelo, do Departamento de Biologia, e Paulo Claro, do Departamento de Química. O debate, aberto ao público, será moderado por Paulo Trincão, director da Fábrica Centro Ciencia Viva e pelo vereador da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria.

O público-alvo são os alunos do Ensino Secundário dos Cursos de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária.

A iniciativa está inserida na III Semana Da Cultura Científica promovida pela Câmara Municipal que assim pretende promover o gosto pela Ciência; tornar a Ciência mais próxima, apelativa e compreensível para os mais jovens; divulgar descobertas científicas; e reconhecer a importância da actividade científica na qualidade de vida do Homem.

Nesta Semana arrancou o projecto “ESCOLA NINHO DE CIÊNCIA” que vai decorrer até 12 de Dezembro com a ACTIVIDADE “AR E ESPAÇO”, orientada pelo astrónomo José Matos. Serão realizadas 36 sessões nas escolas do 1º ciclo do concelho. Através de temáticas novas do conhecimento sobre o Mundo que nos rodeia, pretende-se levar à descoberta da conquista do ar (compreender o que é voar, andar de avião…) e à conquista do espaço (como lá chegar, turismo espacial…).

A edição deste ano da Semana teve início ontem nas Escolas dos 2º e 3º Ciclos e Escola Secundária de Estarreja com a COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA.

Para dia 27 Novembro está previsto o ATELIER “EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS”, na Biblioteca Municipal de Estarreja, das 14h às 17h, para as crianças e jovens dos 7 aos 15 anos.