Serviços técnicos com melhores condições

sexta, 28 de novembro 2008

A Câmara Municipal de Estarreja assinalou, ontem à tarde, a conclusão das obras do Edifício DOMA – Departamento de Obras Municipais e Ambiente, com a presença dos funcionários da autarquia. O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, sublinha a importância de intervenções deste género que procuram renovar e melhorar as condições de atendimento ao público e de trabalho para funcionários.

Esses objectivos foram cumpridos com a beneficiação do edifício que alberga os serviços técnicos de obras municipais e ambiente. Para além da ampliação da sala de recepção, foi criada uma nova sala de reuniões. A intervenção ampliou o espaço do rés-do-chão, alterando a zona da entrada.

A medida insere-se na Reforma Administrativa e Funcional dos Serviços da Autarquia tendo em vista melhores condições de atendimento aos cidadãos e boas condições de trabalho a funcionários. Há meia dúzia de anos os edifícios camarários administrativos ou técnicos eram apenas dois. Hoje são quatro: edifício dos Paços do Concelho, antiga Casa dos Magistrados, Edifício do DOMA – Departamento de Obras Municipais e Ambiente e antigo Quartel da GNR.

Novo Armazém Municipal

Quanto às Brigadas Municipais, actualmente dispersas por quatro instalações, vão ser concentradas num único edifício, o novo Pavilhão Central/Armazém Municipal que a Câmara Municipal construiu no terreno do antigo matadouro, na Póvoa de Baixo, Beduído. O pavilhão está a ser alvo de projecto de reorganização interior do espaço.

Com efeito, o projecto contempla a criação de um Centro de Operacionalidades Municipais, com valências para as divisões da autarquia. Para além das obras de arquitectura de interior, electricidade, informática e mobiliário, estão previstos os arranjos exteriores, sistema de distribuição de água e drenagem de águas residuais e pluviais. O valor estimado da obra ultrapassa os 250 000 €. Assim que os projectos de especialidades sejam concluídos o projecto encontra-se em condições de poder ser submetido a concurso, necessariamente público.

Integrando esse novo espaço e rentabilizando meios comuns, é intenção da autarquia construir aí um Eco Centro.