Natal iluminado

sexta, 28 de novembro 2008

A Câmara Municipal mantém viva a tradição. As iluminações de Natal na cidade de Estarreja serão ligadas na próxima semana. Neste momento está a ser feita a decoração da cidade, para que tudo esteja a postos para acender a iluminação de Natal na primeira semana do mês de Dezembro. A decoração alusiva à quadra festiva vai enfeitar o centro urbano até 7 de Janeiro de 2009.

Praça Francisco Barbosa, Largo dos Heróis da Grande Guerra, largo do Tribunal, Avenida Visconde de Salreu, Rua Dr. Souto Alves, Rua Desembargador Correia Teles, Rua Dr. Alberto Vidal, Rua Dr. Manuel Lopes Rodrigues, Avenida 25 de Abril e Rua Visconde de Valdemouro são as áreas e artérias que serão ornamentadas com a iluminação, que tem um consumo inferior.

Na concepção dos motivos decorativos procurou ter-se em consideração o menor custo energético, recorrendo-se à utilização de lâmpadas de baixo consumo, sem prejuízo da qualidade e originalidade da iluminação.

Com uma contenção na despesa, motivada pela conjuntura económica desfavorável e as dificuldades financeiras, a autarquia faz questão de enfeitar as ruas da cidade nesta quadra festiva, como forma de apoiar o comércio local e embelezar a cidade. O investimento da autarquia ronda os 16 mil euros.

ÁRVORE GIGANTE NA PRAÇA FRANCISCO BARBOSA

Ao abrigo do protocolo assinado o ano passado entre a Câmara Municipal de Estarreja e a SEMA – Associação Empresarial, a Árvore de Natal, com cerca de 20 metros de altura, regressa à Praça Francisco Barbosa. A montagem está a ser feita durante o dia de hoje para que se acendam as 18 mil lâmpadas desta árvore gigante, que o ano passado recebeu muitas visitas, transformando-a num verdadeiro postal de Natal e recolhendo apreciação geral dos Estarrejenses e visitantes.

A decoração natalícia do centro urbano pretende tornar a cidade mais atractiva e avivar o comércio tradicional. As iluminações natalícias vão dar mais colorido ao centro e reavivar o espírito natalício.

CÂMARA APOIA ILUMINAÇÕES NAS FREGUESIAS

Nos núcleos centrais das Freguesias, a iluminação de Natal é da responsabilidade das Juntas de Freguesia, com a comparticipação financeira da Câmara Municipal. À semelhança dos anos anteriores, a autarquia decidiu atribuir subsídios às Juntas para que as iluminações festivas marquem presença em todas as freguesias do Concelho durante a quadra natalícia.

O montante global a atribuir é de 3 600 €, valor repartido da seguinte maneira:

Junta de Freguesia de Avanca 1 100 €
Junta de Freguesia de Canelas 400 €