Câmara oferece cinema e livro de Joaquim Lagoeiro

quarta, 03 de dezembro 2008

Literatura e cinema para as crianças do concelho. Nos dias 4 e 5 de Dezembro, os alunos têm uma ida marcada ao Cine-Teatro de Estarreja para verem o filme de animação “Horton e o mundo dos Quem" e receberem um livro muito especial. A Câmara Municipal coloca no sapatinho o livro de contos infantis “ESTÓRIAS PEQUENINAS”, do escritor estarrejense Joaquim Lagoeiro. O programa inclui animação com o Palhaço Ventoinha que proporciona momentos muito divertidos aos mais novos. As sessões estão marcadas para as 10h e 14h.

A iniciativa é destinada às crianças com idades compreendidas entre os 3 e 10 anos, que frequentam os estabelecimentos de ensino do pré-primário, 1º ciclo do ensino público e privado, IPSS e CERCI.

O livro é uma forma de incentivar as crianças a ler e, sem dúvida, uma boa sugestão de leitura para as férias da época natalícia.

Na apresentação deste seu livro que aconteceu em Outubro, na Biblioteca Municipal, Joaquim Lagoeiro exprimiu a sua felicidade por oferecer livros às crianças da sua terra. “Tê-lo-ei sonhado um dia? Oxalá este gesto seja o do semeador que lança a semente à terra, para que nasça uma seara e floresça então o escritor que dê nome à sua terra. Talvez esteja aqui a ouvir-me. Se está, aí vai um conselho: leia, leia todos os dias. Se ler, saberá escrever. Porque hoje tão pouco se lê é que o nosso idioma anda pelas ruas da amargura. Para o contrariar é que esta Câmara e eu demos as mãos”.

O Avô Lagoeiro, assim o denomina o presidente da Câmara Municipal no prefácio do livro, “vai-nos lembrando bocadinhos de imaginação, de recordação, de natureza, de sonho, de terra, de pessoas, de animais, de tudo, muito o que cabe naquela cabeça viva e criativa”. José Eduardo de Matos diz que “desarma essa sua simplicidade e ternura. Encanta a doçura das histórias, cheias de cor e amor”.

JOAQUIM LAGOEIRO MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL 2006

De nome próprio Joaquim Henriques Pereira, nasceu em Veiros, em 1918. Após os estudos foi para Lisboa, onde trabalhou na Caixa Geral de Depósitos, onde fez um percurso notável, até se aposentar. Como complemento desta actividade bancária e na qual se tornaria muito mais conhecido, dedicou anos e anos ao cultivo das letras, publicando com êxito muitos romances.

ROMANCES
Viúvas de vivo
Os fraldas
As Castigadas