Seminário “Educação: uma dimensão autárquica?” na Universidade de Aveiro

José Eduardo de Matos participa no evento

quinta, 04 de dezembro 2008

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, participa esta sexta-feira, dia 5, no Seminário “Educação: uma dimensão autárquica?”, promovido pela UNAVE – Associação para a formação profissional e investigação da Universidade de Aveiro e pelo CEFA – Centro de Estudos e Formação Autárquica.

Na qualidade de Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o autarca estarrejense irá servir de moderador no painel de discussão “Portugal e Espanha: duas realidades, dois olhares”, que terá início às 14h30 e onde serão oradores António Neto Mendes, Professor e Director do Curso de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, e Susana Molina Martín – Docente do Programa Doutoral em  Educacion y Ciudadania da Universidade de Oviedo.

O seminário irá realizar-se na Universidade de Aveiro – Edíficio da Reitoria/ Sala do Senado, com início às 9h.

fundamentação

A evolução, ao longo das últimas três décadas, das responsabilidades autárquicas no campo educativo e escolar tornou visível a necessidade de os municípios repensarem as suas estratégias políticas, a vários níveis: os desafios da sociedade contemporânea; a relação com o poder central; a relação com as comunidades locais; a relação intermunicipal; a reorganização dos serviços municipais de educação; a formação dos recursos humanos.

objectivos gerais

• Promover o encontro entre responsáveis políticos, técnicos autárquicos e investigadores em contexto não formal de reflexão;

• Contribuir para a identificação de oportunidades práticas e de orientações estratégicas para a intervenção municipal em matérias de política pública no âmbito da dinamização das comunidades educativas;

• Iniciar uma prática regular de difusão de informação e debate sobre estudos e boas práticas nacionais e internacionais no domínio da intervenção da política autárquica.

público-alvo
Membros eleitos das autarquias, nomeadamente presidentes, vereadores com pelouro e sem pelouro, presidentes de AM; quadros dirigentes

programa
9h00: Recepção dos participantes