Cartão Sénior Municipal: Ajuda na aquisição de medicamentos tem vindo a aumentar

quarta, 10 de dezembro 2008

A Câmara Municipal celebrou protocolos com os comerciantes que aderiram à iniciativa Cartão Sénior Municipal em 2008 e procedeu à entrega formal de cartões a beneficiários, numa sessão presidida pelo presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, nos Paços do Concelho.

Actualmente com um total de 321 titulares, o Cartão Sénior mobiliza 65 casas comerciais locais. O desafio permanente é que mais agentes comerciais do concelho se tornem parceiros. Os idosos reformados e/ou pensionistas podem beneficiar de descontos e ajudas a vários níveis.

Os auxílios são concedidos em diversas áreas, desde a cultura e o lazer, ao desporto, passando pelas infra-estruturas básicas (água e saneamento), saúde e comércio, contribuindo para a dignificação e melhoria das condições de vida dos idosos reformados e pensionistas. Por isso, os comerciantes têm também um papel fundamental neste processo. Durante o presente ano, 18 comerciantes associaram-se ao projecto municipal, juntando-se ao grupo de 53 que já o haviam feito no ano anterior.

O vereador da Acção Social, João Alegria, informou que, ano após anos, “temos vindo paulatinamente a incrementar o número de adesões”. Por outro lado, mostrou-se satisfeito com a envolvência do comércio local. A Câmara Municipal proporciona aos utentes do Cartão Sénior um conjunto de benefícios, tais como descontos nas entradas nas Piscinas Municipais e no Cine-Teatro. A cultura e o lazer não são as únicas áreas abrangidas e João Alegria destaca uma importante acção, a comparticipação do município na aquisição de medicamentos, existindo “um grande crescimento de pessoas a utilizar esse benefício”, sublinhou.

O Cartão Sénior apresenta duas modalidades: geral e específico, sendo este destinado a titulares cujo rendimento per capita não exceda os 70% do Salário Mínimo Nacional. Neste caso, os beneficiários podem ter acesso a ajudas financeiras destinadas a medicação. Desde 2006, a Câmara Municipal comparticipou um valor global superior a 10 mil € para medicamentos (2006 » 1 856 €; 2007 » 3 872 €; 2008 » 5 000 €).

Francisco Marques Vaz, 85 anos, foi um dos beneficiários que ontem recebeu o Cartão Sénior. Ter acesso a descontos é sem dúvida uma ajuda importante para esta camada da população. “Tudo quanto venha é um benefício e eu mereço”, afirmou. A redução das entradas na Piscinas Municipais foi outra vantagem realçada por Francisco Vaz. “A ver se mantenho mais alguns dias de vida e saúde. Tenho esperança de viver até aos 100 se não morrer antes”, disse a brincar mostrando uma óptima disposição.

Mário Valente, da casa “Móveis Europa”, de Pardilhó, vê neste projecto uma forma de “ajudar as pessoas de idade e atrair esta clientela". Também Isabel Pires, da Loja VII, instalada no centro da cidade, aderiu ao Cartão Sénior para “ajudar a terceira idade”. Por outro lado a iniciativa constitui também como “um incentivo para o comércio local que precisa de muitos incentivos”, afirmou. E acrescentou que, na sua opinião, fica a faltar “um cartão-jovem para os jovens procurarem o comércio na terra”. Questionado sobre o assunto, João Alegria anunciou o lançamento do Cartão Jovem Municipal para o próximo ano, adiantando desde já, pelo trabalho iniciado, que existe o interesse do comércio local e o projecto terá uma interligação à Movijovem.

Mais informações sobre o Cartão Sénior Municipal no menu do lado direito em Acção Social
Link directo: http://www.cm-estarreja.pt/main/seccao.php?s=ac_cartao_senior