Teatro para os mais novos neste Natal

quinta, 18 de dezembro 2008

“CONTÁRVORES” e “QUIXOTE: AS PERIPÉCIAS DE UM CAVALEIRO DOIDO” são as duas peças de teatro que sobem ao palco do Cine-Teatro de Estarreja nesta quadra natalícia.

A peça “CONTÁRVORES”, da Onomatopeia – Projecto Teatral, um espectáculo para toda a família, sobe ao palco no sábado, às 11h, e está inserida na Festa de Natal dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Estarreja.

Na segunda-feira, às 14h30, quatro actores e um músico contam a história do cavaleiro mais famoso de todos os tempos, Dom Quixote de la Mancha. A apresentação de “QUIXOTE: AS PERIPÉCIAS DE UM CAVALEIRO DOIDO”, pelo Grupo Pé de Palco, está inserida no Campo de Férias de Natal da Escola Municipal de Desporto de Estarreja.

CONTÁRVORES
ONOMATOPEIA – PROJECTO TEATRAL

Sábado 20 Dez 11H00 Cine-Teatro de Estarreja
TEATRO | 2,50€ | 1,50€ [C/ DESCONTO APLICÁVEL A GRUPOS ≥8 CRIANÇAS] | ENTRADA LIVRE DE UM ACOMPANHANTE ADULTO POR CRIANÇA
FESTA DE NATAL DOS SERVIÇOS SOCIAIS E CULTURAIS DOS TRABALHADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA
EVENTO INFÂNCIA / FAMÍLIA | 40 MIN. | M/3

Produção colectiva: Onomatopeia projecto teatral
Actores: Mara Maravilha, Paulo Matos, Sílvia Costa
Músicos: Paulo Neves
Luminotécnicos: Rafael, Fábio

Partindo do universo infantil de Aquilino Ribeiro, Contárvores apresenta-se como uma intervenção teatral de estórias interpretadas por três árvores e dois animais da floresta. As aventuras da raposa Salta-Pocinhas surgem ao ritmo das criações musicais inéditas tornando-se em verdadeiras estórias da imaginação.

Um espectáculo para toda a família, basta apenas saber o que desde há muito as árvores guardam debaixo dos seus ramos. Afinal quem é que não gosta de ouvir estórias?

Apresentação – Zunzum – associação cultural e Onomatopeia – projecto teatral

A criação da Zunzum – associação cultural de Viseu, em Outubro de 2007, partiu da vontade de desenvolver um projecto colectivo de criação artística que envolvesse as diversas valências de formação profissional dos seus membros – música, artes plásticas, multimédia, expressão dramática e literatura – e que desse continuidade ao trabalho desenvolvido, ainda enquanto grupo informal de jovens. A Zunzum a.c. tem como missão estruturante a promoção e divulgação cultural junto de públicos heterogéneos.

O Onomatopeia apresenta-se como o projecto teatral da Zunzum – associação cultural. Este grupo teve a sua estreia em Março de 2007 com a peça infantil Juntos na Algibeira, uma história inspirada na obra Antes de Começar de Almada Negreiros, que somou vinte exibições, até Julho desse mesmo ano, e contou com cerca de dois mil e quinhentos espectadores dos distritos de Viseu e de Vila Real.

De momento, o Onomatopeia tem em cena o espectáculo de estórias: Contárvores, estreado a 1 de Dezembro de 2007 no Instituto Português da Juventude de Viseu e apresentado já na Festa da Poesia, em Matosinhos e nos cineteatros municipais de Oliveira de Frades e de S. Pedro do Sul.

QUIXOTE: AS PERIPÉCIAS DE UM CAVALEIRO DOIDO
GRUPO PÉ DE PALCO

Segunda 22 Dez 14H30 Cine-Teatro de Estarreja
TEATRO | 1€ POR CRIANÇA/JOVEM DE GRUPOS ORGANIZADOS
[ENTRADA LIVRE PARA ADULTOS ACOMPANHANTES]
EVENTO INTEGRADO NO CAMPO DE FÉRIAS DE NATAL (ORG. EMDE)
INFÂNCIA E JUVENTUDE | 50 MIN.

Texto: adaptação da obra de Miguel de Cervantes, “O en-genhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha”
Adaptação e encenação: Kelly Varella
Elenco: Catarina Marques, Cristina Cardoso, Sérgio Mota, Victor Alves
Direcção Musical e Música original: Rafael Campanile
Figurino: Catarina Marques
Fotografia: Tiago Xavier

Quatro actores e um músico contam a história do cavaleiro mais famoso de todos os tempos, Dom Quixote de la Mancha. Com onze músicas originais, a peça narra a história de Alonsa Quijada, nobre senhor apaixonado por livros de cavalaria que rompeu com a realidade mergulhando num mundo repleto de sonhos e fantasia.

Num universo cheio de aventuras, batalhas, anseios e muita confusão, Alonso Quijada intitulado Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança saem em busca de aventuras. Feiticeiros, gigantes, princesas e castelos povoam seu imaginário. Sua sobrinha, a governanta e o amigo Sansão tentam lhe devolver a razão. Será que há solução, para tanta confusão?