Toxicodependência vai ter respostas Integradas

terça, 23 de dezembro 2008

A Câmara Municipal, o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e sete entidades locais assumiram o compromisso de criar um programa de respostas integradas destinado à prevenção do consumo e ao encaminhamento para tratamento, nos casos mais graves.

O Concelho de Estarreja foi alvo de um diagnóstico no âmbito do consumo de substâncias lícitas e ilícitas, estando já em curso um conjunto de intervenções desenvolvidas pelas entidades parceiras que, de forma concertada, pretendem dar respostas globais aos problemas relacionados com consumo daquelas substâncias. O acto formal de assinatura do compromisso e de constituição do Núcleo Territorial, instância de coordenação do PRI – Programa de Respostas Integradas (PRI) do Território de Estarreja, decorreu na Câmara Municipal.

José Eduardo de Matos considera que estão criadas as condições para uma acção concertada. O presidente da Câmara Municipal refere que existem situações que “requerem uma atenção especial e que para nós são preocupantes”. Chamou a atenção para o consumo de drogas lícitas, nomeadamente o álcool, “um problema recorrente, transversal e mesmo cultural”, e ao qual está muitas vezes associada a desconstrução familiar.

Por outro lado, deu conta que dos mil crimes registados no concelho pela GNR, metade estavam relacionados com o consumo de droga,  como também resulta do analisado pelo Conselho Municipal de Segurança. Apesar de Estarreja não ser um território prioritário para o IDT, implicando que não haverá financiamento, José Eduardo de Matos não quer que a situação se mantenha, pelo contrário, devemos prevenir para regredir.

É com esse objectivo que foi criado o PRI de Estarreja, apresentado na sessão por Celina França, directora do Centro de Respostas Integradas de Aveiro. O diagnóstico sinalizou os problemas e os contextos/grupos em que se verificam, bem como as intervenções. Ao nível da prevenção, serão realizadas campanhas nas Escolas, correspondendo a um público-alvo de 2 276 alunos; e nos contextos recreativos e de lazer, como o Carnaval, num universo de 5 mil frequentadores.

Outra vertente do compromisso refere-se às áreas de tratamento que serão reforçadas e ajustadas para responder de forma próxima e cabal às necessidades dos indivíduos com problemas de adição. O diagnóstico sinalizou 60 consumidores de substâncias ilícitas em tratamento; 79 indivíduos identificados por consumo de droga pela GNR; 97 indivíduos intoxicação alcoólica aguda; e 90 doentes alcoólicos.

Celina França espera que dentro de dois anos os níveis de consumo sejam menores e haja uma diminuição no sentimento de insegurança da população.

Entidades que constituem o Núcleo:

- Câmara Municipal de Estarreja
- CRI – Centro de Respostas Integradas de Aveiro