Câmara apoia Aquisição de Viaturas

segunda, 29 de dezembro 2008

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, entregou a quatro colectividades do concelho subsídios do ano de 2008 relativos à Aquisição de Viaturas, num montante global de 19 mil €. Durante o ano transacto, a autarquia concedeu um total de 31 415,76 € para que as colectividades possam ter o seu transporte próprio.

A sessão realizada nos Paços do Concelho contemplou a Fundação Benjamim Dias Costa, a Associação Atlética de Avanca, a Associação Artística de Avanca e a Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, no âmbito das candidaturas apresentadas à Câmara. Já antes tinham sido entregues os subsídios à Associação Desportiva Arsenal de Canelas e ao CDE – Clube Desportivo de Estarreja. O valor máximo a conceder pela autarquia, de acordo com os regulamentos do PADE e PACE, é de 15 mil € por viatura.

Joaquim Valente, presidente da Saavedra Guedes, agradeceu a iniciativa e o apoio, informando que esta é a quarta carrinha que a colectividade adquire e ainda assim é insuficiente para dar resposta às necessidades do clube que mobiliza 230 atletas. Similar satisfação e agradecimento foram traduzidos pelo representante da Atlética de Avanca, José França.

No caso da Fundação Benjamim Dias Costa, a instituição adquiriu um mini-autocarro de 27 lugares, pelo valor de 115 mil €. A autarquia decidiu conceder o valor máximo, sendo que 50% será liquidado em 2009, implementando-se uma parceria activa com a autarquia tendo a Fundação já disponibilizado o autocarro para transporte de alunos, em caso de impedimentos dos veículos da autarquia. Satisfeito com o apoio,  José António Costa, também presidente da Artística de Avanca, afirmou que “é apoiando quem trabalha, que se progride”.

Para a Câmara Municipal, é fundamental a autonomia das associações, uma vez que a autarquia não consegue dar resposta a todas as solicitações de transporte para deslocações (treinos, jogos, aulas, viagens) apresentadas pelas colectividades. Além do mais, esta capacidade de autonomia demonstradas pelas associações revela “o nível de dinâmica das colectividades que é um bem que temos”, afirmou o presidente do município, José Eduardo de Matos.