Recenseamento do Arquivo Histórico disponível na internet

segunda, 05 de janeiro 2009

Encontram-se disponíveis no Balcão Virtual da página da Câmara Municipal de Estarreja, na pasta Arquivo, o Recenseamento dos Documentos do Arquivo Histórico do Município. O objectivo é dar a conhecer os itens documentais existentes no Arquivo Histórico, instalado nos Paços do Concelho. Este será o primeiro passo na disponibilização da informação aos utentes, num caminho para o acesso on-line em Base de Dados de Gestão Documental.

Apesar de alguns documentos se terem perdido pelos tempos fora, ainda existe no Arquivo Municipal de Estarreja um manancial de documentos, que vem desde 1727 até à actualidade, à espera de serem explorados por investigadores, estudantes e curiosos. O objectivo da autarquia, a médio prazo, é a disponibilização on-line do Arquivo Digital.

Por agora, numa primeira fase são disponibilizados os ficheiros com o PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DOCUMENTAL e o RECENSEAMENTO DO FUNDO HISTÓRICO, para conhecimento e orientação dos interessados. Os documentos estão divididos em três grupos: Fundo da Câmara Municipal de Estarreja, Fundo dos Serviços Municipalizados de Estarreja (extintos) e Colecções de Legislação Antiga. Os ficheiros estão disponíveis no Balcão Virtual/ menu Atendimento ao Munícipe/ Arquivo.

A documentação existente no Arquivo da Câmara Municipal de Estarreja é o principal testemunho da actividade de uma instituição com séculos de existência, ao serviço dos munícipes e do próprio país.

Cada documento escreve-nos a história da Câmara e dos seus Munícipes, acompanha o evoluir da sociedade e das respostas dadas às necessidades locais:

-Do simples Livro da Receita e Despesa da Câmara Municipal de 1867 a 1870, às complexas Contas de Gerência, actualmente num volume anual de cerca de 100 pastas;
-Dos Registos dos Expostos (recém-nascidos abandonados), ao Cartão Sénior;
-Do Livro de Registo de Carros de Bois, ao mega processo de obras particulares do Amoníaco Português;
-Dos pergaminhos que encadernam as Actas das Sessões Camarárias, manuscritos com a pena laboriosa e artística do Escrivão, aos Documentos Digitais que se transmitem e reproduzem ao momento.