Encontro de Trupes de Reis e Exposição na abertura do programa comemorativo

4º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE ESTARREJA A CIDADE

segunda, 12 de janeiro 2009

A Câmara Municipal deu início, no sábado, às comemorações do 4º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade. A abertura da Exposição de pintura “Modos de Ver” e o Encontro de Trupes de Reis abriram o programa comemorativo que decorre até dia 1 de Fevereiro.

Margarida Santos apresenta na Casa Municipal da Cultura de Estarreja, até 30 de Janeiro, “Modos de Ver”. A Câmara tem procurado valorizar os novos talentos da terra. “A comemoração da elevação a Cidade tem-nos permitido dar palco a novos valores, acentuando a marca cultural do Município. Na nossa memória as surpreendentes fotografias do João Lemos, transformando os cenários como nunca os tínhamos imaginado. É dessa irreverência, quase juvenil, que nasce a ponte para a Margarida Santos, que agora desperta para a pintura como modo de ver a vida e o mundo”, afirma o presidente da edilidade no catálogo de apresentação da mostra.

A noite de sábado foi de festa no Cine-Teatro com o habitual Encontro de Trupes de Reis. 12 Grupos, de associações locais e constituídos por cantores e músicos de todas as idades, vieram cantar as Janeiras, num clima de alegria e com casa cheia que o frio da noite não desmotivou aqueles que quiseram assistir ao espectáculo.

No palco, ao longo de duas horas e meia, mais de 220 artistas representaram as 7 freguesias do concelho neste evento que valoriza a tradição popular da região e, como agradeceu o anfitrião José Eduardo de Matos, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, “estes actos simples de cultura são os mais importantes por unirem as pessoas num serão de calor humano”.

Grupos participantes

Associação Cultural e Recreativa do Roxico
Grupo Etnográfico Danças d’ Aldeia de Pardilhó
Grupo de Música Popular de Salreu
Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do Agro
Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Avanca
Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”
Agrupamento de Escuteiros 530 – S. Tomé de Canelas
Confraria da Broa de Avanca
Grupo de Cavaquinhos “Aidos Velhos”
Associação Atlética de Avanca
Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã”

As imagens deste encontro podem ser vistas no menu Multimedia/ Fotografias / Galerias 2009
Link directo: http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=49

Próximas actividades

15 Janeiro quinta-feira
12H00 Feira de Ano | Inauguração das Obras do Adro da Capela de Santo Amaro

17 Janeiro sábado
15H00 Inauguração das Obras de Beneficiação da Rua Dr. Fernando Gomes

24 Janeiro sábado
15H00 Inauguração de Escultura, de autoria de Joakin Pereyra, na Nova Rotunda da Rua José Luciano de Castro (Entrada Poente da Cidade)
22h00 Concerto Madredeus & Banda Cósmica | Cine-Teatro de Estarreja

31 Janeiro sábado
16H30 Lançamento do Livro “Estarreja, Cidade – Município” | Paços do Concelho
21H30 Concerto da Banda da Armada | Cine-Teatro de Estarreja

1 Fevereiro domingo
11H00 24º Grande Prémio de Atletismo de Estarreja | Inauguração da Pista de Atletismo no Parque Municipal do Antuã

A Lei nº 3/2005 de 26 de Janeiro fica na história do Município de Estarreja. A 26 de Janeiro de 2005 foi publicado no Diário da República a lei que elevava Estarreja a Cidade. O Artigo Único da Lei nº 3/2005 refere que “A Vila de Estarreja, no Município de Estarreja, é elevada à categoria de Cidade”. A lei foi aprovada pela Assembleia da República a 9 de Dezembro de 2004 tendo sido promulgada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, a 7 de Janeiro de 2005.