DOW Portugal: 19 anos sem acidentes com baixa

quinta, 15 de janeiro 2009

A DOW Portugal atinge o 19º ano consecutivo sem registar acidentes com baixa entre todos os seus colaboradores. A marca foi atingida este mês, de acordo com um anúncio do director-geral, Washington Dantas e espelha o compromisso da empresa na Segurança, Saúde e Ambiente.

2008 foi um ano ainda mais desafiante na medida em que a implementação dos projectos de expansão das fábricas de Isocianatos e Placas de Poliestireno Extrudido, envolveu ao longo do ano entre 100 a 300 contratados, para além dos 100 colaboradores da Dow Portugal.

Em virtude da crise mundial, as fábricas da Dow Portugal estiveram paradas desde 19 de Dezembro. Até 11 de Janeiro, procedeu-se à manutenção e inspecções em equipamentos requeridos pela Lei Portuguesa e pelos padrões da “The Dow Chemical Company”.

A companhia informa ainda que a fábrica de Isocianatos “foi também completamente libertada de produtos químicos uma vez que oficialmente hoje (12 de Janeiro) iniciamos a fase final de implementação do projecto de expansão dos Isocianatos base MDI. A fábrica estará parada até meados de Março para conclusão do projecto”.

Para Washington Dantas “será ainda mais desafiante trabalharmos com uma grande quantidade de trabalhadores, das empresas contratadas para a implementação dos projectos, que nunca trabalharam na Dow Portugal, e portanto não acostumados com a nossa cultura, mais exigente em primeiro lugar relativamente à Segurança e Saúde dos Trabalhadores e à Segurança do Ambiente”.

O agradecimento do director geral da Dow é dirigido aos trabalhados. “Tão grande feito deve-se ao compromisso, dedicação e trabalho árduo de cada colaborador da Dow Portugal em garantir que a primeira prioridade seja a Segurança e Saúde dos Trabalhadores e a Segurança do Ambiente; agindo como exemplos e agentes de intervenção quando qualquer irregularidade é notada na execução de tarefas”.

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, já felicitou este facto positivo para a imagem de Estarreja e da indústria química, dando os “parabéns à Família Dow Estarreja! Que bom exemplo para a Comunidade. Obrigado pela vossa cultura empresarial e profissionalismo”.

A empresa faz parte do PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável de Estarreja.