Centro de Interpretação Ambiental do BioRia nasce no Baixo Vouga

quarta, 21 de janeiro 2009

Estão a decorrer os trabalhos de implantação do futuro Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, junto ao Esteiro de Salreu, que entrará em funcionamento em Abril. A empreitada vem culminar o processo de aquisição dos terrenos onde o centro está a ser construído e que possibilitará ainda a criação de uma zona de lazer e repouso. 

A nova infra-estrutura será de enorme importância para a continuação da expansão e notoriedade do projecto BioRia, permitindo receber os visitantes com melhores condições, nomeadamente sanitárias, de aquisição de material informativo e de divulgação e de lazer. Possui armazém para bicicletas que ficarão disponíveis para empréstimo, auditório para apresentação aos visitantes e para pequenos eventos, loja, informação e até condições de pernoita para investigadores que realizem trabalhos científicos na zona.

A estrutura será totalmente amovível, podendo ser retirada facilmente e mudada de local, minimizando o impacto ambiental. A construção baseia-se numa estrutura mista de madeira e ferro com travamento na base em ferro sobre estacaria e será em sistema gaiola com perfis aparafusados e revestida exteriormente por ripas de madeira sobrepostas à semelhança com o sistema tradicional da região. Reaviva-se a memória dos antigos palheiros característicos das zonas marinhoas da Ria de Aveiro.