Várias melhorias em curso no Percurso de Salreu do BioRia

quarta, 21 de janeiro 2009

Junto ao futuro Centro de Interpretação Ambiental do BioRia nascerá uma zona de lazer e repouso/relaxamento, complementando o Percurso de Salreu que para além da sua componente natural é frequentemente utilizado por praticantes de exercício físico. O trajecto também está a ser melhorado. O caminho foi alvo de reparação, incluindo a estruturação das motas e margens, tornando-se mais confortável e seguro para o visitante. Por outro lado, estão previstas melhorias ao nível da sinalização informativa.

A instalação de 10 estruturas destinadas a ninhos de cegonhas ao longo do percurso é outra das novidades. As aves terão assim condições para construir o seu ninho na época de nidificação, em Fevereiro, facilitando ao mesmo tempo a observação desta espécie nessa época. Cada estrutura terá que suportar um peso de 100 quilos.

Em simultâneo, avançam no terreno obras de recuperação do Esteiro de Salreu, da responsabilidade da Junta de Freguesia.

O reforço técnico é outro dos pontos a anotar nesta evolução do Projecto BioRia. A Câmara Municipal contratou um Técnico de 2ª Classe nas áreas de Biologia, Ambiente e Ecoturismo, afecto ao Projecto Bioria.

Entretanto o site www.bioria.com foi reforçado com novas funcionalidades. Além de apresentação bilingue (português e inglês), expõe novas galerias de imagens e novos menus, nomeadamente Projectos em Desenvolvimento, Recortes de Imprensa, Loja Bioria, excerto do DVD “Discretas Afinidades” e Notícias.