Escultura de Joakin Pereyra marca entrada poente

4º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE ESTARREJA A CIDADE

terça, 27 de janeiro 2009

A escultura em homenagem a Santo António, Padroeiro do Município, da autoria do artista estarrejense Joakin Pereyra, recebe todos os que entram pelo lado poente da cidade. A Câmara Municipal inaugurou o trabalho artístico no último sábado, no âmbito das comemorações do 4º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade.

Criada recentemente, a nova rotunda, junto à desnivelada para a Murtosa, na Rua José Luciano de Castro, é agora embelezada com uma escultura a ferro e pedra, com uma altura de cinco metros, idealizada por Joakin Pereyra. Após “dois meses de trabalho árduo” e “noites sem dormir”, o artista estarrejense apresenta a sua visão do padroeiro do município.

Convidado pela Câmara Municipal para criar um elemento artístico para aquele local, Joakin Pereyra aceitou o desafio, tendo a sua escolha recaído sobre o santo que venera. “Estarreja merecia uma escultura a Santo António”, afirmou durante a inauguração no sábado à tarde. “Quem vem da ponte, encontra um símbolo. Tinha que ser numa entrada de Estarreja. Idealizei-o para aqui, está devidamente enquadrado”.

Para o presidente da Câmara Municipal, depois das melhorias levadas a cabo naquela zona, era necessário “coroar com um elemento artístico”. A autarquia decidiu “colocar nas mãos do artista o desafio, dando-lhe toda a liberdade”. E, com esta “obra marcante e simbólica”, toda aquela área ficou a ganhar e mais bonita. Com qualidade urbana.  “A cidade, tal como todo o município, tem que ter uma marca cultural”. Por outro lado, referiu José Eduardo de Matos, o desenvolvimento não se deve bastar nas ruas ou nas obras, mas ter a cultura como dimensão presente.

As comemorações do 4º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade encerram no próximo fim-de-semana com os seguintes eventos:

31 Janeiro sábado
16H30 Lançamento do Livro “Estarreja – Cidade Município”
Paços do Concelho

21H30 Concerto da Banda da Armada | Cine-Teatro de Estarreja [Entradas livres]

1 Fevereiro domingo
11H00 24º Grande Prémio de Atletismo de Estarreja | Inauguração da Pista de Atletismo no Parque Municipal do Antuã

A Lei nº 3/2005 de 26 de Janeiro fica na história do Município de Estarreja. A 26 de Janeiro de 2005 foi publicado no Diário da República a lei que elevava Estarreja a Cidade. O Artigo Único da Lei nº 3/2005 refere que “A Vila de Estarreja, no Município de Estarreja, é elevada à categoria de Cidade”. A lei foi aprovada pela Assembleia da República a 9 de Dezembro de 2004 tendo sido promulgada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, a 7 de Janeiro de 2005.