Dois cursos em Estarreja com inscrições abertas

CET – Curso de Especialização Tecnológica – Edição de 2008/2009

quarta, 28 de janeiro 2009

Ao abrigo da parceria estabelecida entre a Universidade de Aveiro (UA), Câmara Municipal de Estarreja e Escola Secundária estão previstos para o concelho dois Cursos de Especialização Tecnológica.

Os cursos “Instalações Eléctricas e Automação Industrial” (3ª edição) e “Tecnologia Mecatrónica” (1ª edição) irão funcionar na Escola Secundária de Estarreja em regime pós-laboral. Estes CET – Cursos de Especialização Tecnológica são ministrados pela Universidade de Aveiro e têm 20 vagas cada.

As inscrições estão abertas até 12 de Fevereiro. As aulas têm início em Março.

Recepção de candidaturas: 26/01/2009 a 12/02/2009
Publicação dos resultados da seriação de candidaturas: 18/02/2009
Período de matrículas: 20/02/2009 a 27/02/2009
Início das aulas: 02/03/2009

A Universidade de Aveiro, através de três das suas escolas superiores – Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), vai ministrar, este ano lectivo 2008/2009, em várias localidades do distrito de Aveiro, 27 Cursos de Especialização Tecnológica (CET), a maioria dos quais em regime pós-laboral. As candidaturas decorrem online em https://paco.ua.pt/CandidaturasCET, entre 26 de Janeiro e 12 de Fevereiro. As aulas têm início a 2 de Março.

A criação de oportunidades de formação para públicos diversos, com necessidades específicas, tem sido, desde sempre, uma prioridade para a Universidade de Aveiro. Neste sentido, a oferta formativa desta instituição procura dar resposta aos desafios com que os indivíduos se deparam em termos profissionais, oferecendo alternativas válidas e reconhecidas internacionalmente.

Os cursos de especialização tecnológica, regulamentados pelo Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio de 2006, são cursos pós-secundários não superiores que visam a aquisição do nível 4 de formação profissional. Com uma duração média de 1500 horas (80 ECTS), estes cursos de um ano incluem formação em sala de aula, abarcando componentes de formação geral, científica e tecnológica, complementada por formação em contexto de trabalho.

Sem prejuízo do objectivo primordial de inserção profissional imediata no mercado de trabalho, a conclusão de um CET possibilita ainda o prosseguimento de estudos de nível superior em cursos do programa de formação inicial da Universidade de Aveiro e das suas Escolas Politécnicas.

Aos CET que integram o Programa de Formação Pós-secundária da Universidade de Aveiro podem candidatar-se:
a) os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
b) os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
c) os titulares de uma qualificação profissional de nível 3;
d) os titulares de um diploma de Especialização Tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
e) ou indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, a Universidade de Aveiro reconheça capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.

O período de candidaturas decorre entre 26 de Janeiro e 12 de Fevereiro, estando prevista para 18 de Fevereiro, a publicação dos resultados da seriação de candidaturas. As matrículas realizam-se entre 20 e 27 de Fevereiro e as aulas arrancam dia 2 de Março.

As candidaturas são feitas online, através do site https://paco.ua.pt/CandidaturasCET

Se os candidatos pretenderem podem deslocar-se à ESAN, à ESTGA, ao ISCA ou à UA, onde serão ajudados a efectuar a candidatura online. Os candidatos declaram, sob compromisso de honra, serem verdadeiras as informações constantes da ficha de candidatura preenchida online. Ao fechar a candidatura é emitido um ficheiro em formato PDF para o candidato, que se constitui com o recibo de candidatura.

O plano curricular de cada um dos CET, o regulamento destes cursos e a documentação necessária à formalização das candidaturas está disponível em http://www.ua.pt/PageText.aspx?id=6062

O valor das propinas dos CET da Universidade de Aveiro, edição de 2008/2009 é de € 517,00; valor que pode ser pago de uma só vez, aquando da matrícula, ou em quatro prestações iguais, de € 129,25 cada.