Estarreja na BTL 2009
Pela segunda vez consecutiva, Estarreja marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, divulgando as suas potencialidades turísticas alicerçadas nos produtos, projectos e actividades que são factor de atracção de visitantes nacionais e estrangeiros.
Bioria, Casa-Museu Egas Moniz e Carnaval foram algumas das referências do destino Estarreja. A divulgação esteve inserida nos stands do Turismo Centro de Portugal – a nova Região de Turismo – e do Grupo Lena – Hotéis Eurosol, que dedicou o primeiro dia, em exclusivo, ao Hotel de Estarreja.
Para o Vereador do Turismo, João Alegria, a presença de Estarreja, como de outros municípios, "foi marcada por alguns constrangimentos, decorrentes das alterações da implementação das novas Regiões de Turismo, o que não permitiu dar continuidade ao trabalho feito no ano anterior, nomeadamente, com a animação do Carnaval de Estarreja".
A nova Região “Turismo Centro de Portugal” é a entidade responsável pela divulgação turística da região e “o facto de envolver 58 municípios, que faz diluir as marcas e produtos de cada concelho – embora também lhes dê dimensão –, exigiu encontrar estratégias que permitissem divulgar a oferta turística de Estarreja. Daí a parceria na divulgação com os operadores turísticos locais, consolidando a aposta de dar visibilidade às especificidades do nosso Concelho”.
João Alegria considera que "é importante continuar a dar visibilidade às potencialidades de Estarreja e marcar presença nos grandes certames turísticos, de modo a atrair visitantes, que fiquem e tornem a voltar".
De 21 a 25 de Janeiro, a BTL/09 concentrou a quase totalidade da oferta turística nacional assim como alguns dos principais destinos internacionais, tratando-se do evento turístico mais especializado no território nacional.