Fábrica da Nestlé ligada ao Sistema Municipal de Saneamento

quinta, 05 de fevereiro 2009

Decorreu ontem à tarde a cerimónia pública de ligação dos efluentes da Fábrica de Avanca da Nestlé ao colector municipal. Unidade fundada em 1923 e que marcou a entrada em Portugal do Grupo Nestlé, a Fábrica de Avanca conclui assim o seu processo de melhoria e requalificação do saneamento de efluentes. Todas as grandes empresas de Estarreja estão ligadas ao sistema de saneamento, conforme sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, satisfeito também porque esta obra consolida a aposta da Nestlé nesta fábrica e a sua capacidade empregadora, questão vital nos tempos que correm.

A Directora Fabril da Unidade de Avanca, Deolinda Santos Nunes, lembrou que a Nestlé foi a primeira empresa a ter uma ETAR, construída em 1984, e que ainda recentemente foi alvo de uma reconstrução onde foram investidos 1,3 milhões de euros. Para a responsável, com a ligação ao colector municipal cumpre-se uma etapa importante na senda de preservação do Rio Gonde e no tratamento dos resíduos. Deolinda Nunes realçou a estreita colaboração existente com a Câmara Municipal.

Presente na sessão, o Director-Geral da Nestlé Portugal, António Reffóios, acrescentou que este passo reafirma o compromisso da empresa com a comunidade e com as questões ambientais, não obstante o investimento realizado há 4 anos na ETAR. Afirmou que a unidade fabril de Avanca é a “alma da nossa companhia” sendo também a nível nacional e no plano internacional  um “centro de excelência de fabricação de farinhas, cereais de pequeno-almoço e solúveis”, com uma produção de 32 mil toneladas.

Num período de crise, o Director-Geral da Nestlé Portugal deixou uma palavra de confiança. A Nestlé é uma “empresa rentável e competitiva, com uma posição ímpar no mercado” não tendo motivos para recear o futuro. A Fábrica de Avanca da Nestlé emprega 307 funcionários e destina 50 por cento da sua produção para a exportação, tendo recebido nos últimos anos investimentos superiores a 25 milhões de euros. Dois terços das exportações da companhia são provenientes de Avanca.

A ligação ontem assinalada reverte-se num “benefício para o município de Estarreja e para a Região de Aveiro”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos. A prioridade foi ligar as empresas do Complexo Químico ao sistema de tratamento dos esgotos, o que veio acontecer há 3 anos. Ontem deu-se mais um passo nesse caminho e actualmente todas as grandes empresas estão ligadas ao colector municipal, num “esforço colectivo para a melhoria da qualidade ambiental do concelho”.

Para que fosse possível a ligação à fábrica de Avanca, a Câmara Municipal adaptou a rede doméstica para a recepção do efluente industrial na empreitada em curso de Saneamento na Freguesia de Avanca – 2ª fase. Essa alteração implicou um investimento adicional por parte da Câmara Municipal, com a comparticipação da Nestlé. Esta empreitada que estará finalizada até Agosto deste ano abrange a parte sul da freguesia de Avanca nomeadamente os lugares de Sub-Moinhos, Arcã, Porto Brejo, Areias de Além, Congosta, Arada e Roçomil. A 2ª fase de construção da rede de esgotos em Avanca implica um investimento municipal de 2 268 600 €.