Ampliação da Escola Básica Integrada de Pardilhó

quarta, 11 de fevereiro 2009

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade adjudicar à firma “Cipriano Pereira de Carvalho & Filhos, Lda.”, de Anadia, a empreitada de Ampliação da Escola Básica Integrada de Pardilhó, pelo valor de 894 761,07 €, acrescido de IVA (5%).

O centro escolar de Pardilhó é o primeiro do Concelho que tem funcionado no modelo de Escola Básica Integrada, com todas as vantagens pedagógicas e de gestão. Como foi construído em diferentes momentos – o novo bloco dos 2º e 3º ciclos foi concluído em 2007 – e sem os espaços adequados às diferentes valências, torna-se imperioso adequar os espaços para o 1º ciclo, que funciona em instalações mais antigas, dando condições para que se concretize a Escola a tempo inteiro.

Assim, a intervenção visa a ampliação e requalificação de espaços escolares, que se encontram actualmente degradados, aumentando de 8 para 11 as salas destinadas ao 1º ciclo. Em paralelo construir-se-á um espaço polivalente e respectivos espaços de apoio (wc’s, vestiário para pessoal não docente e gabinete de atendimento).

Pretende-se atingir uma maior eficiência na racionalização de recursos e funcionamento e promover a maior articulação física e pedagógica do 1º ciclo com os 2º e 3º ciclos.

Requalificação em curso

Em linha com a Carta Educativa, foram aprovadas, em Outubro de 2008, 3 candidaturas do Município ao QREN, no domínio da “Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar” integrado no Eixo Prioritário III “Consolidação e Qualificação dos Espaços Sub-regionais” do Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013.

Este Programa visa a requalificação e modernização do Parque Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, promovendo a utilização de edifícios escolares dotados de elevada qualidade arquitectónica e funcional que possibilitem um eficaz reordenamento da rede educativa e contribuam para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, tendo como objectivos centrais, nomeadamente, a construção/ampliação/requalificação de escolas básicas que integrem, preferencialmente, o 1.º Ciclo e a Educação Pré-Escolar, na perspectiva da criação de Centros Escolares e a eliminação de todos os regimes de funcionamento duplos.

As 3 candidaturas apresentadas pela Câmara de Estarreja foram aprovadas com taxas de comparticipação de 70%, num investimento total elegível de 3 412 392,00€. A comparticipação por parte da autarquia será de 1 023 718,00€.

A opção de constituição de agrupamentos escolares que agreguem no mesmo espaço físico os ciclos de ensino do pré-escolar ao 3º ciclo, criando as Escolas Básicas Integradas com Jardim-de-infância, é um desígnio assumido na reorganização do parque escolar concelhio. Assim, a integração num mesmo centro escolar dos ciclos de ensino em causa e o seu alargamento em termos de oferta insere-se nas directrizes da Carta Educativa. A execução destas 3 candidaturas terá o seu início em 2009 e conclusão em 2011.