Exercícios de Emergência nas Escolas do 1º Ciclo

sexta, 13 de fevereiro 2009

“Queremos uma escola mais segura”. Esta foi a palavra de ordem deixada pelo vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, na Escola Básica do 1º ciclo da Terra do Monte, Fermelã, no final de um exercício de simulação de incêndio que decorreu durante esta manhã. A autarquia está a promover, em parceria com os Bombeiros Voluntários, acções de sensibilização e exercícios nas escolas. As Escolas Básicas do 1º Ciclo com Jardim-de-Infância da Senhora do Monte (18 Fevereiro) e do Pinheiro (13 de Março) são as próximas a simularem situações de emergência, nomeadamente situações de assistência a feridos.

Na Terra do Monte, foi testado o Plano de Prevenção, Emergência, Evacuação e Actuação com a totalidade da população escolar, professores, auxiliares da acção educativa e alunos a abandonarem a sala de aula, no menor tempo possível, até ao ponto de encontro junto à saída exterior. Trinta segundos foi o tempo conseguido entre o soar do alarme de emergência e a chegada ao portão onde as professores imediatamente contabilizaram as crianças. Posteriormente, os bombeiros simularam um foco de incêndio, no espaço exterior, para manuseamento do extintor por parte da equipa de 1ª intervenção e posteriormente estendido aos restantes professores, auxiliares e alunos.

A anteceder este exercício foram realizadas acções de formação/sensibilização junto de toda a comunidade escolar. Por outro lado, "foi feito o levantamento técnico para diagnosticar o que existe e o que é necessário apetrechar em termos técnicos e de segurança", explicou João Alegria. Medidas tomadas no âmbito da monitorização da Carta Educativa do Município para que os edifícios escolares e todos os equipamentos garantam condições de segurança. Esta manhã foi já possível testar "o que já foi feito em termos de sinalética e outras melhorias nos equipamentos".

Pela primeira vez, este tipo de exercício chegou às escolas do 1º ciclo. A professora Anabela Cunha considera que os alunos “nunca mais vão esquecer esta relação com os bombeiros, nem os cuidados que devem ter”. A nota final da professora é positiva. “Foi uma maneira muito motivante de sensibilizar as crianças que participaram com muita seriedade nos exercícios de simulação”. As temáticas são abordadas na sala de aula contudo “viver desta maneira fica preso na memória”. E garante que “vai haver muitos bombeiros e bombeiras a sair deste grupo”.

O reforço dos elementos da corporação é um desejo sempre presente no comandante dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. António Castro Valente ficou satisfeito com a reacção das crianças a este “exercício de sensibilização” ressalvando que é importante “apostar numa formação positiva, ir às escolas e dizer-lhes o que deve ser bem feito e o que não se pode fazer”. A temática da segurança não pode ser descurada e a sensibilização deve chegar a todos os elementos que compõem a comunidade educativa. “Temos feito estes exercícios com crianças um pouco mais crescidas, é importante que se comece no básico para fazê-los pensar e conversar com os pais de que a segurança é fundamental nas nossas vidas”.

Os depoimentos das crianças demonstram o seu interesse na actividade hoje desenvolvida. Ricardo Afonso, 9 anos, foi o primeiro voluntário a oferecer-se para apagar o pequeno fogo com o extintor. É corajoso e quer ser bombeiro. Rafaela Ribeiro também aprendeu a manusear o extintor com a mão esquerda e diz ter gostado da experiência. Explica como decorreu a evacuação, havendo um delegado que lidera o grupo. A saída é feita “com passos grandes, nada de correr, discussões ou passar à frente”, explica a aluna de apenas 8 anos. À Patrícia Silva, de 9 anos, impressionou-a “as roupas pesadas e quentes” dos bombeiros. E retirou um ensinamento muito importante: “não se pode brincar com coisas sérias”.

PRÓXIMOS EXERCÍCIOS DE EMERGÊNCIA

Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim-de-infância da Senhora do Monte, Salreu