Campanha de reciclagem foi um êxito

17 Toneladas de papel transformadas em 114 mil blocos

quinta, 05 de março 2009

17 Toneladas de papel reutilizadas. A recolha selectiva de papel levada a cabo pela Câmara Municipal nos vários serviços municipais, nas escolas do 1º ciclo, no Lar Vida Nova e na Associação Empresarial SEMA foi um êxito.

Com a reciclagem do papel recolhido ao longo de dois anos, foram poupadas 375 árvores e produzidos 114 mil blocos de apontamentos que hoje a autarquia começou a distribuir. A entrega dos primeiros cadernos decorreu esta manhã na Escola do Mato, em Avanca, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, e do Vereador da Educação, João Alegria.

Para capa do bloco foi escolhido um desenho de um aluno, João Marques, do 4º ano, da Escola do Mato. O ecoponto azul, onde se deve depositar o papel, surge em destaque.

Os blocos estão hoje a ser distribuídos pelas instituições e escolas participantes na campanha: Câmara Municipal, Lar Vida Nova, Associação Empresarial SEMA; ESCOLAS Agro, Bandeira, Cabeças, Canelas, Congosta, Laceiras, Mato, Paço, Pardilhó, Pinheiro, Póvoa, Santo Amaro, Sr.ª do Monte, Terra do Monte e Vale do Castanheiro.

A educação ambiental das gerações mais novas é um instrumento fundamental para alterar a consciência ambiental da comunidade. Com a promoção da educação ambiental no meio escolar pretende-se contribuir para o desenvolvimento de competências e atitudes responsáveis.

A campanha prossegue sempre com o objectivo de transmitir à população escolar e respectivos agregados familiares as vantagens associadas à reciclagem, incentivando a separação de todas as componentes recicláveis (papel, cartão, plástico e metal).