CICLORIA APROVADO

Projecto de Eficiência Hídrica também recebe luz verde

quarta, 11 de março 2009

Recebeu luz verde mais um projecto que potencia o património natural local e contribuirá para Virar o Concelho de Estarreja para a Ria. Trata-se do Projecto CICLORIA, uma candidatura conjunta dos municípios de Estarreja, Murtosa e Ovar e da Universidade de Aveiro apresentada ao Programa Operacional Valorização do Território – Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano, na temática da Acessibilidade e Mobilidade Urbana.

Valor Investimento global elegível: 1.017.872,00 €
Comparticipação FEDER (70%): 712.510,00 €

O PROJECTO CICLORIA pretende “mudar o padrão de mobilidade urbana, afirmando, de modo criativo, o potencial da Região de Aveiro para a promoção dos modos suaves de mobilidade”.

Acções Operacionais:

• A definição de um sistema de vias cicláveis
• A oferta de um sistema de bicicletas de utilização colectiva (em sistema “rent-a-bike”) em cada uma áreas de intervenção onde vão ser desenvolvidas as acções experimentais;
• A organização de circuitos temáticos cicláveis
• A mobilização dos actores locais (cultura, ambiente, desporto e lazer) no desenvolvimento de acções de animação;
• A produção e organização dos conteúdos, anteriormente definidos, em suportes digitais
• A articulação com os Projectos Educativos das escolas dos três municípios;
• A organização de eventos de animação dos projectos experimentais;
• A promoção de acções de fomento de empreendedorismo na área da mobilidade ciclável, do ecoturismo e de áreas afins
• A organização de acções de sensibilização e divulgação do projecto a nível local, nacional e internacional;
• A troca de experiências e inserção em redes internacionais

NO MUNICÍPIO DE ESTARREJA, EM LINHA COM OS PERCURSOS DO BIORIA, PRETENDE-SE AVANÇAR COM UMA ACÇÃO EXPERIMENTAL:
Percurso Ciclável das Ribeiras de Pardilhó
• Centro de Acolhimento e Informação para a mobilidade ciclável na Ribeira da Aldeia
• Ciclovia (8Km);
• 100 Bicicletas em sistema rent-a-bike
• Estacionamento

O Projecto CicloRia tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de utilização dos modos suaves de mobilidade na região norte da Ria de Aveiro, impulsionado pelos municípios de Estarreja, Murtosa e Ovar, com o apoio da Universidade de Aveiro, através da valorização do potencial ambiental, cultural, patrimonial e científico da região e do envolvimento e mobilização dos agentes locais.

APROVADO PROJECTO DE EFICIÊNCIA HÍDRICA

A Candidatura apresentada pelos 11 Municípios da Região do Baixo Vouga e pela Universidade de Aveiro, denominada Eficiência Hídrica para Edifícios e Espaços Públicos – O Caminho para a Gestão Sustentável da Água, foi igualmente aprovada.

Valor Investimento global elegível: 763.233,00 €
Comparticipação FEDER (70%): 534.263,00€ €

Descrição Geral do Projecto

Intervenção em diversos edifícios e espaços públicos, ao nível:
• Do diagnóstico e de proposta de beneficiação da eficiência hídrica (no que se refere a edifícios públicos existentes)
• De Certificação de Eficiência Hídrica de Edifícios Públicos (no que se refere a novos projectos a implementar).

NO MUNICÍPIO DE ESTARREJA ESTÁ PREVISTA A CERTIFICAÇÃO/AUDITORIA NO CINE-TEATRO, PISCINA MUNICIPAL DE AVANCA E PARQUE MUNICIPAL DO MATO.

A candidatura centra-se no desenvolvimento de um modelo de certificação hídrica para dispositivos, edifícios e espaços públicos.

Os trabalhos de diagnóstico/auditoria/certificação serão complementados com:

• Acções de informação/formação e sensibilização (Edição de um Guia para as Boas Práticas do Uso Sustentável da Água
• Realização de seminários de divulgação dos resultados, acções de educação ambiental em escolas, etc.).

Pretende-se com o desenvolvimento desta iniciativa a criação de novas formas organizativas de partilha de informação entre os técnicos das autarquias e investigadores de apoio aos municípios para a implementação deste modelo de gestão eficiente da água, adaptadas às especificidades dos municípios.

A adopção destas preocupações de poupança e eficiência hídrica por parte de todos os munícipes é uma meta, a criação de condições técnicas e organizativas por parte dos municípios é o caminho que se pretende fazer, acompanhado por um envolvimento das associações industriais para a incorporação destas preocupações e ajustamento de produtos e processos a esta área.

Estamos perante 2 candidaturas ao QREN – Eixo IX do Plano Operacional Valorização do Território “Desenvolvimento do Sistema Urbano Nacional”, Domínio de Intervenção “Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano”.

Estas 2 candidaturas vitoriosas espelham o bom trabalho conjunto desenvolvido na Região de Aveiro – Comunidade Intermunicipal do Baixo Vouga, pelos Municípios envolvidos e a Universidade de Aveiro.

As áreas do Ambiente e da Sustentabilidade recebem assim um valioso e inovador contributo, promotor do desenvolvimento desta nossa Região.