Centenas de crianças despertam para a música clássica

quinta, 19 de março 2009

Um concerto pedagógico e inspirador. Contemplar centenas de crianças, com idades entre os 6 e os 10 anos, a vibrar com música clássica é um acontecimento excepcional. O projecto “Música na Escola”, da Orquestra Filarmonia das Beiras, está em Estarreja. 1300 alunos do 1º ciclo convivem com a música, a orquestra e seus instrumentos e têm um primeiro contacto com a Ópera, naquela que é intitulada a “Operação Ópera”, da Orquestra Filarmonia das Beiras.

A Câmara Municipal voltou a aderir ao projecto “Música na Escola” por ser uma mais-valia pedagógica ao nível das actividades extra curriculares. Todas as crianças que frequentam o 1º ciclo vivem a experiência de assistirem a um concerto de música clássica. Esta manhã realizaram-se duas sessões. Amanhã a terceira e última acontece às 9h30, no Cine-Teatro de Estarreja.

Cada sessão tem uma duração de 50 minutos. Na abertura, o apresentador, Jorge Castro Ribeiro, estabelece um diálogo com as crianças que, com um gigante sopro colectivo, apagam as luzes do auditório e chamam a orquestra e o maestro. O contacto das crianças com a música tocada pela Orquestra Filarmonia das Beiras é uma experiência gratificante. E a reacção ao barítono Tiago Matos, que aqui interpreta o Mestre da Música, não podia ser mais positiva.

No final do concerto, o aluno Samuel Tavares, 10 anos, da EBI Pardilhó, que nunca tinha assistido a um espectáculo do género, achou que “cantam bem”. Jessica Daniela, 10 anos, da mesma escola, descobriu que “a ópera é muito gira”.

Desenvolvido pela Orquestra Filarmonia das Beiras, Música na Escola é um projecto de acção educativa, que tem como objectivo a divulgação, sensibilização e formação do público infantil para a música. O número de municípios aderentes à iniciativa tem aumentado todos os anos. A edição deste ano tem como tema base a apresentação de uma ópera de Bolso com a obra de Domenico Cimarosa “Il maestro di Capella". Este ano é introduzido um novo conceito: A VOZ.

Operação Ópera
Programa:
Domenico CIMAROSA – "Il Maestro di Capella"
W. A. MOZART – "Se vuol ballare" ("As Bodas de Fígaro")
Intervenientes:
Orquestra Filarmonia das Beiras