Eco-Parque Empresarial ganhou 1600 pinheiros

Comemoração do Dia da Árvore e da Floresta

sexta, 20 de março 2009

300 crianças plantaram 200 Pinheiros Mansos no Eco-Parque Empresarial de Estarreja. Organizada pela Câmara Municipal, a acção envolveu alunos das IPSS, Cerciesta e Escola João de Deus. A acção assinalou o Dia da Árvore e da Floresta e está integrada no Projecto de Arborização dos Espaços Verdes do Eco-Parque que, nesta primeira fase, abarca a plantação de 1600 árvores.

Na continuação das acções de reforço de arborização, que já passaram pelo Parque Municipal do Antuã, a autarquia optou por plantar novas árvores no Eco-Parque, conforme explicou no local o vice-presidente da autarquia, Abílio Silveira. Esta acção vem dar visibilidade a um trabalho mais vasto de limpeza e reflorestação, salientou. E assim sai reforçada a componente verde da zona industrial, cumprindo-se os princípios de Desenvolvimento Sustentável.

Por outro lado fica o alerta para as questões ambientais e para “a necessidade de preservar e manter a floresta e as árvores”. “Esta é uma iniciativa louvável e que vai ficar na retina das crianças”, afirmou Abílio Silveira.

O empenho dos alunos nesta actividade mereceu nota máxima. Sob o lema “Eu sou Guardião da Floresta!”, deram o seu contributo para este projecto plantando 200 exemplares de pinheiros mansos. O assunto é sério e as crianças apadrinharam os pequenos pinheiros mansos com todo o orgulho, mas divertimento não faltou neste contacto com a terra e a natureza.

Esta iniciativa foi possível graças a uma parceria que a Câmara Municipal desenvolveu com a empresa Iberfibran, Poliestireno Extrudido, S.A., de Ovar, e a Associação Florestal Entre Douro e Vouga (AFEDV).

Para Pedro Quaresma, engenheiro florestal da associação, estão a ser dados passos para a constituição de um “futuro pulmão desta zona industrial o que é de louvar”. A iniciativa é “importante para a recuperação destes terrenos ainda para mais no centro de uma zona industrial”. E informou que até ao final do dia estarão plantadas os 1600 pinheiros mansos em vários locais da zona industrial.

A Iberfibran decidiu “patrocinar este evento no sentido de marcarmos a nossa vontade e posição relativamente a esta questão do desenvolvimento sustentável”, sublinhou Gonçalo Carvalho, director de marketing da empresa. Na prossecução do slogan assumido pela empresa "Conforto Sustentável", Gonçalo Carvalho assegura que “devemos ter uma responsabilidade social e promover a sustentabilidade”.

Com a conclusão da instalação das primeiras  novas empresas do Eco-Parque Empresarial de Estarreja e cessando os impactos das sucessivas construções, foi agora possível agora limpar e melhorar a zona envolvente, integrando na área empresarial as áreas verdes, sendo os 1600 pinheiros mansos a plantar um sinal dessa forte aposta do Município.

Espantalhos em exposição

A 5ª edição da Exposição de Espantalhos em espaços públicos da cidade também assinala o Dia da Floresta e da Árvore. Vêem-se ao ar livre diferentes modelos dessas figuras disformes, ricas de simbologias, que foram criadas por dezenas de crianças. Não faltam os trapos, paus e ramos de árvores na confecção destas representações de homens "maus" e ao mesmo tempo fascinantes que podem ser apreciados entre 19 de Março e 8 de Abril.

Escolas aderentes e locais de exposição:
Escolas do Mato e Congosta – Rotunda na EN109 (junto à Prozinco)
Escola da Sr.ª do Monte – Rotunda do Hospital
Escola das Laceiras - Rotunda de Salreu