Construção de Ninhos nas Escolas: Alunos ajudam espécies

segunda, 23 de março 2009

O Clube Eco-Alunos da Escola Básica Integrada (EBI) de Pardilhó cumpriu mais uma missão ambiental. Colocou no Parque Municipal do Antuã ninhos e comedouros que agora estão à disposição de espécies como os Chapins e os Pica-paus. Esta acção veio no seguimento do projecto de Construção de Ninhos e Comedouros, desenvolvido pelo Sector de Educação Ambiental da Câmara Municipal, que teve início na última semana.

Reutilizando embalagens usadas, as crianças, num total de 225 de 3 escolas, transformaram-nas em alimentadores e ninhos para os colocarem nos jardins das Escolas e do centro da cidade de Estarreja.

Na quarta-feira, alguns dos membros do Clube Eco-Alunos, do 5º ano, explicaram que esta acção serviu para “reutilizar materiais que já eram lixo” e, ao mesmo tempo, criar abrigos para os animais. A defesa do ambiente move este clube e, neste caso, a preservação dos habitats das espécies, conforme referiu Susana Bessa, coordenadora do programa Eco-Escola da EBI de Pardilhó e responsável pelo clube. Esta é a uma forma de ajudar os animais.

Como na maioria dos jardins não existem árvores antigas, com cavidades naturais, que permitam a construção de ninhos, a colocação de caixas-ninho simula essas cavidades naturais e permite a reprodução de espécies que controlam pragas de insectos e têm actividades fáceis de detectar e apreciar pelos visitantes dos jardins.

Os jardins dão um importante contributo para a sobrevivência de algumas espécies ou podem servir de área temporária de abrigo e alimentação. Além do seu papel na protecção do ambiente, os jardins têm uma potencial vocação para a educação e sensibilização ambiental do grande público.

Os últimos ateliês de construção de ninhos e sensibilização ambiental decorrem esta segunda-feira, dia 23, na EBI de Pardilhó e na EB1 das Laceiras.

09h00 Pardilhó Pré-escola
10h00 Pardilhó Pré-escola
11h00 Pardilhó Pré-escola
14h00 Pardilhó Pré-escola

O projecto envolveu as escolas de Santo Amaro (Beduído), das Laceiras (Salreu) e a EBI de Pardilhó.