Câmara adquire última parcela de terrenos na Teixugueira

Zona disponível para novo hospital

quarta, 25 de março 2009

A Câmara Municipal adquiriu a última parcela dos terrenos na Teixugueira, contíguos ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, local que no início de 2008 disponibilizou como localização possível para a construção de um Novo Hospital. Pelo preço de 25 110 €, a parcela com 580m2 passa assim a integrar o património do Município, formando todo o quarteirão a norte do Quartel dos Bombeiros, num total de 12 000 m2.

Relembre-se que a intervenção estrutural no Hospital Visconde de Salreu há muito reivindicada por José Eduardo de Matos, Presidente da Câmara de Estarreja, dados os 80 anos e a desadequação às exigências actuais, levou a um estudo técnico que suscitou, há cerca de um ano, várias hipóteses até agora em avaliação:

- Remodelação do actual edifício: ampliando as alas laterais para 1º andar;
- Construção de nova ala a nascente: aproveitando o terreno aí sobrante;
- Ampliação do Centro de Saúde/novo Hospital: em terrenos propostos pela Câmara Municipal.

A opção dos projectistas e dos técnicos da área da saúde incidiu pela construção de um Novo Hospital, sendo que se torna urgente uma decisão face aos muitos meses volvidos e aos 2 milhões de euros pendentes de utilização.

Esta opção ideal e a urgência numa decisão, foram novamente reafirmadas por José Eduardo de Matos em nova reunião que este mês manteve no Ministério da Saúde com o Secretário de Estado Adjunto, que pediu mais esclarecimentos à ARS Centro para tomar a final decisão nas semanas que correm.

Também é consensual entre o membro do Governo e o Presidente da Câmara de Estarreja que a opção por um Novo Hospital implicaria sempre a beneficiação do actual edifício, propriedade da Santa Casa da Misericórdia.