Fermelã tem novo Parque

Prolongamento da Rua da Terra do Monte facilita acesso à Escola

sexta, 27 de março 2009

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, acompanhado do restante executivo municipal e dos Presidentes da Junta e Assembleia de Freguesia de Fermelã, inaugurou o novo Parque junto à Escola Básica da Terra do Monte, apetrechado com parque infantil, para crianças dos 2 aos 13 anos, e mini - campo de jogos, para todas as idades. O Parque da Terra do Monte tem acesso directo à EB1.

Para José Eduardo de Matos esta obra é um exemplo do trabalho autárquico: “Quando chegamos à Câmara encontramos aqui uma rua sem saída. Com a colaboração da Junta, Escola, proprietários, foi possível adquirir um terreno, abrir a rua e construir este parque que recebe elogios de todos. Isto é desenvolvimento para Fermelã e gostaríamos que todas as freguesias viessem a ter um equipamento tão bonito quanto este”.

Para o vereador do pelouro da Cultura e Educação da Autarquia, João Alegria, o espaço agora inaugurado corresponde "a um melhoramento que vai permitir não só que as crianças que frequentam a escola possam desenvolver as suas actividades extra-curriculares na vertente desportiva de forma mais enriquecida, mas também a população em geral".

Para o Presidente da Assembleia de Freguesia, António Sousa, "a freguesia tinha de facto uma deficiência em termos de infra-estruturas lúdicas e de prática desportiva, apesar de ter alguns recintos desportivos,mas este é o mais central e o facto de se ter feito o prolongamento da rua que não tinha saída é uma mais-valia para toda a envolvente".

A Coordenadora da Escola da Terra Monte, Adosinda Vinagre, considera que a construção do parque é "uma iniciativa muito boa porque a freguesia não tinha um espaço destes e aulas de educação física passaram a ser ao ar livre. As crianças estão muito felizes, não só as da escola mas também as que frequentam o ATL e os jovens da freguesia em geral".

Prolongamento da Rua da Terra do Monte facilita acesso à Escola

A autarquia destaca ainda o prolongamento da Rua da Terra do Monte que, no acesso à Escola, terminava num beco sem saída.

A acção do Município, articulada com a Junta e o acordo com os proprietários envolvidos, tornou possível abrir a via até à Rua Nova da Terra do Monte, facilitando imenso o trânsito de e para a Escola, qualificando muito aquela zona da freguesia.

O equipamento permitiu fixar o valor total da intervenção para números próximos dos 150 000€, tendo também recebido o patrocínio do Banco Espírito Santo, devido ao protocolo daquela instituição com a Federação Portuguesa de Futebol.

Levando a cabo uma acção descentralizadora, a Câmara Municipal tem vindo a criar espaços de desporto e lazer nas freguesias, cabendo agora a Fermelã passar a ter mais um espaço público urbano, enriquecido com ampla vista sobre o Baixo Vouga.

No final da inauguração, os alunos do 4º ano estrearam o campo de jogos com um jogo de futebol e referiram  que, para além do escorrega e do baloiço, o campo de jogos era o que preferiam.

A gestão do Parque da Terra do Monte será feita pela Escola e Junta de Freguesia de Fermelã.