Trânsito junto à Escola Secundária

terça, 07 de abril 2009

Aproveitando a interrupção escolar da Páscoa, a Câmara Municipal de Estarreja, visando melhorar o ordenamento do estacionamento automóvel junto à Escola Secundária de Estarreja (ESE), as condições de segurança viária nas imediações do portão da Escola e a  Acessibilidade e Mobilidade nessa entrada, vai marcar os lugares de estacionamento no sentido horizontal e implementar uma passadeira elevada de peões.

Estas acções pretendem minorar as dificuldades de trânsito nas imediações da ESE, particularmente em determinados períodos do dia, coincidentes com os horários de entrada e saída das aulas,  resultado do enorme afluxo de automóveis e de autocarros, do estacionamento indevido em segunda fila de condutores que aguardam pela saída dos educandos, impedindo a normal circulação automóvel em qualquer dos sentidos.

Para tentar minimizar esses problemas, a Câmara Municipal, em cooperação com a ESE e com a Comissão Municipal de Trânsito, já instalou uma porta no limite norte da Escola, junto ao campo do CDE, permitindo um novo acesso para professores e funcionários e descongestionando a entrada principal.

Com estas medidas pretende-se ganhar mais espaço de circulação, de segurança e de ordenamento viário, impedindo o estacionamento em cima da passadeira e obrigando à redução de velocidade de circulação. Para além destas acções no terreno, vai ser de novo solicitado à GNR uma presença mais assídua nos horários de saída da Escola, comprovadamente os mais críticos.

REABILITAÇÃO DA SECUNDÁRIA PREVISTA PARA ESTE ANO

Previsto ainda para este ano, o início da necessária reabilitação dos edifícios da Escola Secundária, há muito reivindicada pelo Conselho Executivo e pela Câmara Municipal, permitirá futuramente incluir um projecto de circulação e estacionamento, o que não aconteceu quando o estabelecimento de ensino foi construído há cerca de 2 décadas.

Paralelamente, com o projecto em curso da Rua Tavares da Silva, que será alargada, introduzindo passeios e mais estacionamento, será possível melhorar o acesso e a envolvente à Secundária, interligando ao Estádio do CDE e à nova Piscina.