Certame ajuda Jovens nas suas escolhas futuras

II Feira da Juventude e da Formação Profissional

quarta, 15 de abril 2009

A II Feira da Juventude e da Formação Profissional, no Pavilhão Municipal de Estarreja, ajuda os jovens nas suas escolhas futuras, com a presença de 40 entidades, entre universidades, escolas profissionais, centros de formação e forças policiais e militares. Em simultâneo, os estudantes podem assistir a palestras sobre temáticas várias. O evento é o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Estarreja e a Escola Secundária.

Na abertura oficial, ontem de manhã, o presidente do Município, José Eduardo de Matos, afirmou que o certame é uma boa oportunidade para a juventude ”ter a capacidade de encontrar meios para corresponder melhor ao que são as necessidades do mercado e suas saídas profissionais”. Sublinhou que a “a comunidade educativa tem feito um esforço grande e conjugado” perseguindo um objectivo: “queremos ter uma Educação e uma Escola Secundária de referência”, anunciando que para tal contribuirão as obras de recuperação que vão iniciar ainda este ano. E deixou uma mensagem aos estudantes: “de nada serve abrir portas se os jovens não as transporem. Têm que agarrar as oportunidades!”.

Neste certame as possibilidades estão ao alcance dos jovens e esta é uma “iniciativa de grande relevância dado que se constitui como possível orientação daquilo que são os caminhos que os alunos têm que percorrer no seu percursos educativo e de formação a nível secundário e pós secundário”, afirmou o presidente do conselho executivo da Escola Secundária, Jorge Ventura, sublinhando proactividade da Câmara Municipal e da Secundária.

Com este evento que decorre até quinta-feira, pretende-se envolver as escolas EB 2,3 e secundárias do concelho, numa tentativa de dar resposta às preocupações dos jovens no momento em que têm que decidir o seu futuro estudantil e profissional. São objectivos deste evento divulgar junto da população escolar e comunidade em geral informações sobre orientação vocacional, emprego e saídas profissionais; empreendedorismo, mercado de trabalho e potencialidades locais.

O estudante do 9º ano, Ricardo Gomes, 17 anos, mostrou-se satisfeito com a oferta disponível. “Procurei informações sobre cursos profissionais e na Marinha”, disse. Numa altura em que está a pensar no futuro e nas escolhas que deve tomar esta é uma boa oportunidade para conhecer o variado leque de opções e possíveis saídas para o seu futuro escolar e profissional. Para Ruben Moutela, 16 anos, 9º ano, a Feira é um boa ajuda e aproveitou para esclarecer dúvidas nos muitos stands disponíveis.

Esta edição contempla também uma acção muito específica para desempregados, apesar de estar aberta a todos os interessados. Trata-se de um workshop sobre Técnicas de Procura de Emprego, que será orientado pela Associação Empresarial SEMA e irá decorrer esta tarde, às 18h.

Paralelamente decorrem na Escola Secundária de Estarreja um conjunto de acções, entre exposições, palestras, jogos, cinema e música cujo programa pode ser consultado nos seguintes links: