Estarreja tem Cartão Jovem

Medidas de Apoio à Juventude: Câmara cria Bolsas de Estudo

quarta, 15 de abril 2009

No primeiro dia da Feira, Câmara Municipal e Movijovem celebraram o protocolo de colaboração para a implementação do Cartão Jovem Municipal de Estarreja. O vereador do Pelouro da Cultura, João Alegria, e o presidente da Movijovem, João Paulo Rebelo, assinaram o acordo ontem à tarde.

Às 8 mil vantagens do cartão clássico juntam-se benefícios locais e municipais. O Cartão Jovem Municipal Euro<26 é uma modalidade do Cartão Jovem Euro<26 que resulta de uma parceria entre a Movijovem, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o município. É dirigido aos jovens estarrejenses, com idades entre os 12 e os 26 anos, e proporciona vantagens e descontos em serviços e produtos a nível local, nacional e europeu.

Câmara cria Bolsas de Estudo

João Alegria anunciou um pacote de medidas de apoio à juventude. Foi ontem aprovado em reunião de câmara o regulamento com vista à atribuição de Bolsas de Estudo para alunos candidatos ao Ensino Superior, com um apoio mensal de 100 euros. As candidaturas decorrerão no final do ano lectivo e neste primeiro ano serão contempladas 10 bolsas.

Também ontem o executivo camarário aprovou o regulamento para a constituição do Conselho Municipal da Juventude, espaço próprio para o debate dos temas que preocupam os jovens. Noutra vertente, serão implementadas Bolsas de Estágios para o desenvolvimento de trabalhos específicos na Câmara Municipal, destinados a jovens até aos 30 anos. E os estudantes do 5º ao 12º anos serão apoiados para participar na Universidade Júnior, da Universidade do Porto, durante as férias de Verão. Ao nível do 1º ciclo, a autarquia reforçou o apoio às famílias, aumentando em 20% os valores da Acção Social Escolar.

Cartão Jovem Municipal Euro<26_Agarra o teu movimento em Estarreja!

Infra-estruturas e equipamentos
Casa Museu Egas Moniz – entradas – 100%
                                  - actividades pagas a desenvolver – 50%

Biblioteca Municipal e Arquivo Municipal – fotocópias, impressões e digitalização – 10%

Piscinas Municipais – entradas – 25%
                            - manhãs do período das férias escolares - 50%

Aluguer de equipamentos desportivos municipais – 25%

Cine Teatro de Estarreja – bilhete para cinema – 1€; outros espectáculos – descontos integrados na categoria ‘descontos habituais’ e aplicável nos eventos com essa referência, desde que permitida a entrada no respectivo evento

Prestação de serviços e taxas
Publicações do Município – 50%

Cursos de formação, conferências, seminários, congressos, workshops e outros eventos similares, organizados pelo Município de Estarreja – 20%

Ocupação da via pública, licenças de condução de ciclomotores, motociclos, veículos agrícolas e licenças de publicidade – taxas relativas a licenças – 20%

Construção de habitação unifamiliar – taxas relativas a licenças – 50%

Água – tarifa de ligação domiciliária, incluindo a ligação do contador – 50%

Saneamento – tarifa de ligação – 50%

Actividades de carácter desportivo promovidas pela Autarquia – 25%

Estabelecimentos comerciais
Podes pesquisar as vantagens e descontos nos estabelecimentos comerciais do teu município em "Vantagens nacionais".

Documentação necessária
Bilhete de identidade, fotografia e 8 euros.

Locais de venda e informação
Gabinete de Atendimento ao Munícipe
Telef: 234 840 600