Governo opta por construir Novo Hospital: Decisão vem ao encontro das pretensões da Câmara

quarta, 15 de abril 2009

A construção do Hospital de Estarreja, junto ao Centro de Saúde, é a opção tomada pelo Governo que foi transmitida ao Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, numa reunião com o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ventura Ramos, culminando com êxito o ciclo de reuniões no Ministério da Saúde e na Administração Regional de Saúde do Centro.

Desde há um ano, esta era uma das três hipóteses em avaliação, no âmbito do estudo de viabilidade realizado. A intervenção estrutural no Hospital Visconde de Salreu, há muito reivindicada por José Eduardo de Matos e constante do Protocolo sobre as Urgências, dados os 80 anos desde a sua criação e a desadequação às exigências actuais, levou a um estudo técnico que em Maio de 2008 veio levantar três hipóteses:

- Remodelação do actual edifício: ampliando as alas laterais para 1º andar;
- Construção de nova ala a nascente: aproveitando o terreno aí sobrante;
- Ampliação do Centro de Saúde/novo Hospital: em terrenos propostos pela Câmara Municipal.

Esta última opção reuniu o consenso de técnicos e profissionais de saúde. Para o presidente do Município, que já havia alertado para a necessidade de uma definição urgente da tutela, a decisão  agora tomada – e que se saúda – corresponde à melhor solução, vindo ao encontro do defendido pela Câmara Municipal de Estarreja que, no inicio de 2008, indicou e disponibilizou os terrenos para a construção do novo Edifício, junto ao Centro de Saúde e Bombeiros Voluntários de Estarreja. Também é consensual entre o membro do Governo e o Presidente da Câmara de Estarreja que a opção por um novo Hospital não invalida a necessária beneficiação do actual edifício, propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

Ainda no mês passado, a Câmara Municipal adquiriu a última parcela dos terrenos na Teixugueira, contíguos ao Quartel dos Bombeiros, formando todo o quarteirão a norte, num total de 12 000 m2.