Rua dos Paços do Concelho passa a ser pedonal

segunda, 20 de abril 2009

A Câmara Municipal avança com as obras referentes à “Pedonalização da Rua contígua ao Edifício dos Paços do Concelho”. Será assim definitivamente cortado o tráfego automóvel, o que já acontecia quando havia eventos. O prazo de execução é de 60 dias.

A intervenção vai transformar o centro histórico da cidade. A Praça Francisco Barbosa será ampliada para nascente com a pedonalização da rua dos Paços do Concelho, deixando de ser permitida a circulação automóvel nessa via contígua ao edifício da Câmara Municipal. A alteração vai permitir uma Praça maior, com a criação de uma mais ampla área de uso pedonal e preparada para os eventos que a praça recebe, tais como o Carnaval e as Marchas de Santo António.

A ideia passa por elevar a plataforma do actual arruamento à cota do passeio e à Praça Francisco Barbosa. O pavimento será em calçada de vidraço e de granito, continuando o material do actual passeio. Fica assim garantido mais um passo na mobilidade no centro da cidade, dando-lhe mais condições urbanas e de atracção ao comércio local.

Mais protegidos e dignificados ficam os Paços do Concelho, na sua monumental arquitectura de 1892, assim mais realçada na sua histórica imponência. Com o intuito de melhorar a acessibilidade ao edifício  propõe-se aplicar um corrimão em ferro pintado, em cada um dos lados da escadaria.