Sistema Central de Gestão de Rega: Poupança de água pode chegar aos 45% por ano

quinta, 23 de abril 2009

A Câmara Municipal de Estarreja vai implementar um Sistema Central de Gestão de Rega, abrangendo os Jardins da Cidade, que irá resolver problemas de desperdícios de água com poupanças significativas. Este é um bem cada vez mais valioso e o Município não pode ficar indiferente às ameaças da escassez de água a nível global, por isso dá o exemplo adoptando um sistema operativo que trará inúmeras vantagens.

Um sistema computacional irá operar diversos programadores de rega e sensores, o que permitirá monitorizar e realizar ajustes automáticos. A monitorização é feita por diferentes sensores, instalados nos espaços verdes, que controlam as condições locais e reportam ao sistema. Se as condições de campo, previamente definidas se alterarem, o sistema responde automaticamente. Por exemplo, se começar a chover, o sistema vai parar a rega.

O sistema central de gestão permite que todas as acções sejam facilmente e efectivamente efectuadas a partir de um único local. As acções de controlo como o ajustamento do tempo de rega ou de paragem da rega, no caso de ocorrência de precipitação, é rapidamente realizado.

A montagem do sistema terá início esta sexta-feira, dia 24, pela empresa Rain Bird Portugal. A acção abrange a montagem do equipamento informático e respectiva formação na Divisão de Serviços Urbanos e a montagem dos módulos de rádios e pluviómetros (serve para bloquear o sistema de rega quando chove) nos sistemas de rega dos diversos jardins da cidade.

Principais vantagens e características do Sistema:

. Poupança de água inclui avançadas ferramentas de gestão que gera poupanças de água de 25 a 45% por ano;

. Facilidade de Uso;

. Zonas verdes mais saudáveis assegura que as zonas verdes recebam a quantidade precisa de água;

. Redução dos custos de manutenção realizar todos os programas de rega desde uma localização central, permite que o tempo do usuário seja utilizado de uma forma mais eficaz;

. Rentabilização dos recursos humanos com a nova programação deixa-se de recorrer à abertura e fecho de todas as caixas e programação induividual por caixa (no momento são 35 caixas espalhadas pelos vários jardins municipais), tornando o trabalho mais operacional;

. Prevenção de Estragos monitoriza as condições hidráulicas e reage para prevenir avarias em caso de rupturas de tubagens;

. Base de dados dos sistemas de rega instalados com todas as características de cada um dos sectores de rega, material existente, tipo de rega e desenho do sistema de rega com a localização de tubagens, emissores, válvulas e cablagem existente, para uma fácil e rápida manutenção.