Estarreja - La Riche: 20 anos de Geminação

quinta, 30 de abril 2009

Para 14 jovens estarrejenses, Abril fica marcado pela troca de experiências com estudantes franceses. O intercâmbio escolar entre a Escola Secundária de Estarreja e o College Lamartine, de La Riche, terminou com uma emocionante despedida na última sexta-feira. O grupo de estudantes franceses, acompanhados por elementos do Comité de Geminação de La Riche, esteve de visita ao município estarrejense.

A passagem pelo Percurso de Salreu do Bioria foi um dos momentos marcantes do programa. Entre visitas culturais, turísticas e a recepção pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, nos Paços do Concelho, a comitiva ficou a conhecer não só o concelho como também a região de Aveiro.

Esta experiência revelou-se enriquecedora para os jovens e uma boa oportunidade para os estudantes estarrejenses exercitarem a língua francesa. O envolvimento dos estudantes e das suas famílias que acolheram os visitantes, o grupo de professores que acompanharam e dinamizaram as actividades, contribuíram para o aprofundamento do diálogo intercultural e o reforço da comunicação que pretendem estreitar. O grupo da Secundária tinha estado em La Riche durante férias da Páscoa. Agora, foi a vez dos estudantes franceses visitarem Estarreja.

Já em Fevereiro, em plena época de Carnaval, uma comitiva de La Riche tinha estado em Estarreja para mais uma jornada de Geminação. A delegação, composta por três Conselheiros Municipais, assistiu ao desfile e participou em animados convívios com representantes do Grupo de Cicloturismo de Avanca, Motoclube de Estarreja, Cine Clube de Avanca e A Par d’ilhós.

No âmbito das comemorações dos 20 anos de Geminação, destaca-se ainda o 1º Encontro de Motos Solex (fabrico francês), promovido pelo Moto-Clube de Estarreja e apoiado pela Câmara, com o objectivo de promover e divulgar esse meio de transporte com mais de 60 anos de existência, agendado para os dias 27 e 28 de Junho no Parque Municipal do Antuã e que contará com a presença de elementos do Clube “Solex” de La Riche.

A culminar estas 2 décadas da já velha ligação luso-francesa, decorrerá, em La Riche, a Cerimónia Comemorativa dos 20 anos de Geminação.

Para descobrir La Riche visite a página oficial da autarquia www.ville-lariche.fr