Novo Hospital: programa funcional pronto em 6 meses

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde anuncia investimento de 5 milhões de euros

quarta, 06 de maio 2009

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, veio renovar o compromisso em Estarreja. “Vamos avançar para um novo Hospital para Estarreja”, afirmou. O investimento estimado ronda os 5 milhões de euros. Francisco Ramos preferiu não adiantar datas para a conclusão da obra mas garantiu que o programa funcional da futura unidade estará aprovado num prazo máximo de 180 dias.

O governante esteve em Estarreja para proceder no Hospital Visconde de Salreu à tomada de posse do novo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Almeida, e ao anúncio oficial da construção de um Novo Hospital.

Após ter dado posse a Pedro Almeida, o Secretário de Estado afirmou que “esta casa vai conhecer uma nova etapa e um novo desenvolvimento”, referindo-se também ao trabalho de preparação das futuras instalações da unidade hospitalar. Francisco Ramos referiu que esta foi uma “decisão que decorre do trabalho técnico, uma decisão estudada e fundamentada”.

Não entrou em detalhes mas revelou as orientações a emitir à equipa que será responsável pelo programa funcional do futuro Hospital de Estarreja: “fortíssima aposta em ambulatório, em cirurgias de ambulatório e articulação com outros hospitais para permitir o maior número possível de especialidades em consulta externa”.

A articulação com a Câmara Municipal foi também evidenciada por Francisco Ramos. “A Câmara Municipal de Estarreja disponibilizou o terreno e criou as condições para que esta decisão seja tomada e tenhamos o local apropriado para fazer a obra”.

O presidente do Município, José Eduardo de Matos, mostrou-se satisfeito com as “boas notícias”, tratando-se da “consagração da melhor solução entre aquelas que havia em apreço. O problema do custo aqui não se põe porque caras são as más soluções e esta é uma boa solução”. Agora o principal objectivo é a construção, por isso José Eduardo de Matos espera que as fases que se seguem avancem rapidamente, estando a autarquia a trabalhar em articulação com a Administração Regional de Saúde (ARS – Centro) para que “o mais depressa possível, estamos sempre a falar de dois anos, pudéssemos ter um novo hospital em Estarreja para todos nós, para a Murtosa e São Jacinto”.

A construção do Hospital de Estarreja, junto ao Centro de Saúde, era desde há um ano, uma das três hipóteses em avaliação, no âmbito do estudo de viabilidade realizado. A intervenção estrutural no Hospital Visconde de Salreu, há muito reivindicada por José Eduardo de Matos e constante do Protocolo sobre as Urgências, dados os 73 anos desde a sua criação e a desadequação às exigências actuais, levou a um estudo técnico que em Maio de 2008 veio levantar três hipóteses:

- Remodelação do actual edifício: ampliando as alas laterais para 1º andar;
- Construção de nova ala a nascente: aproveitando o terreno aí sobrante;
- Ampliação do Centro de Saúde/novo Hospital: em terrenos propostos pela Câmara Municipal.

Esta última opção reuniu o consenso de técnicos e profissionais de saúde, vindo ao encontro do defendido pela Câmara Municipal de Estarreja que, no inicio de 2008, indicou e disponibilizou os terrenos para a construção do novo Edifício, junto ao Centro de Saúde e Bombeiros Voluntários. Ainda em Março, a Câmara Municipal adquiriu a última parcela dos terrenos na Teixugueira, contíguos ao Quartel dos Bombeiros, formando todo o quarteirão a norte, num total de 12 000 m2.

Quanto às actuais instalações, da propriedade da Santa Casa da Misericórdia, o Secretário de Estado adiantou ainda que não serão abandonadas. “Estando o Governo empenhado em promover a rede de cuidados continuados, que seja possível garantir uma unidade de cuidados continuados nestas instalações. Esta é a nossa vontade, esperamos que seja possível concretizá-la”.

O novo presidente do Conselho de Administração do Hospital, Pedro Almeida, que regressa 5 anos depois a uma casa que já conhece, promete agarrar o desafio. “Além de ter que manter a organização do Hospital Visconde de Salreu, tenho que preparar o próximo por isso vêm aí meses de muito trabalho, o que é bom”.