VIII SEMANA DO AMBIENTE DE ESTARREJA

24 a 30 de Maio de 2009

quinta, 21 de maio 2009

A VIII Semana do Ambiente de Estarreja acontece este mês, no período de 24 a 30 de Maio. A Câmara Municipal dinamiza, desde a 1ª edição em 2002, esta semana temática dedicada exclusivamente ao Ambiente – questão histórica em Estarreja – num evento anual que pretende fomentar o civismo, induzir o desenvolvimento de boas práticas ambientais e de uma consciência ambiental colectiva, estimular o contacto com a natureza e promover a valorização do património natural. O evento reflecte ainda a importância que o Ambiente  assumiu na lista das prioridades municipais, como pilar do Desenvolvimento Sustentável assumido pela autarquia.

A marcar o arranque da semana, estará a Descida do Rio Antuã, também na sua 8ª edição. Com partida às 15h, da Ponte Velha de Salreu (junto ao Hotel da Cidade), este é um verdadeiro desfile de carnaval sobre a água. Os participantes constroem as suas próprias embarcações que dão um colorido especial à prova. O melhor local para apreciar é no Parque Municipal do Antuã. A organização é do CCDS – Centro de Cultura e Desporto de Salreu, com o apoio da Câmara, integrando o objectivo municipal de valorização do património natural do Concelho e de aprofundar o conceito de Estarreja como Cidade do Antuã.

Esta edição ficará marcada por um conjunto de campanhas de sensibilização, promovidas em parceria com a SUMA, e motivadas pela necessidade de redução dos resíduos e valorização por reciclagem, tendo em vista a alteração dos comportamentos e a maturação cívica das populações. As crianças, verdadeiros agentes de mobilização comportamental, constituem o alvo privilegiado de actuação, recebendo as campanhas “Dividir para Reinar” e “Lixoteca”, acções que visam ensinar e consolidar comportamentos essenciais para a protecção do ambiente.

Os alunos do 3º ciclo vão mostrar as boas práticas de (re)utilização de diversos materiais, com criatividade e bom gosto, na passerelle da Praça Francisco Barbosa, no desfile de Moda “Fashion Eco-Day”, no dia 30.

Mais direccionada para a população adulta surge a campanha “Tire os Quilos”, sobre redução de resíduos indiferenciados, que estará nas superfícies comerciais no dia 25. Estará ainda em Estarreja, nos dias 23 e 24, no Parque Municipal do Antuã, entre as 10h e as 17h, uma Unidade Móvel de Sensibilização, o Cidadómetro. Este é um espaço interactivo de pequenas dimensões destinado às famílias e que visa a aprendizagem e o treino das competências para a Cidadania. Incide sobre as temáticas da redução, reutilização, reciclagem, cidadania activa e limpeza urbana.

EXPOSIÇÃO “estaRRRRReja (5 R’s)”

Este ano, a Exposição da Semana do Ambiente sensibiliza para a política dos 5 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Responsabilizar, ao mesmo tempo que vai abordar a evolução do Sistema de Recolha do Município, nomeadamente no que diz respeito à recolha de resíduos sólidos urbanos, procedimentos de redução de quantidade do lixo indiferenciado, comportamentos cívicos, campanhas de sensibilização e regras de triagem tendo em vista a reciclagem e reutilização. O objectivo global é a reduzir a quantidade de lixo para aterro.

Com o intuito de promover dinâmicas junto da comunidade, os munícipes são convidados a ornamentar com plantas e flores as suas janelas e varandas na segunda edição do concurso “Estarreja, um jardim à beira Ria plantado – Janelas e Varandas Floridas”. A autarquia espera envolver a população, mobilizando-a para a concretização de um objectivo comum, de interesse comunitário e reforçar positivamente a intervenção dos moradores e comerciantes.

As inscrições vão decorrer de 11 a 25 de Maio, nas Juntas de Freguesia e no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, nos Paços do Concelho. A avaliação por parte do júri terá lugar de 26 a 29 de Maio, sendo tornada pública dia 30 de Maio. A entrega de prémios será realizada nas Festas do Município (por imposição do regulamento).

BIORIA CHEGA A CANELAS: INAUGURAÇÃO DE 2 PERCURSOS

Um dos momentos marcantes desta edição será a inauguração de dois Percursos da Natureza, no âmbito do BioRia II: o Percurso Pedestre do Rio Jardim – Canelas (2 km) e Percurso Ciclável do Bocage – Salreu e Canelas (4km), concluída que está a fase de arranjo e requalificação dos trilhos, com colocação de estruturas informativas.

24 Domingo
Parque Municipal do Antuã
10H00 – 17h00 Campanha de sensibilização “Cidadómetro” [SUMA]

Ponte Velha – Porto de Vacas