Universidade Júnior: Câmara apoia os estudantes

Inscrições até 12 de Junho

quinta, 14 de maio 2009

A Universidade do Porto abre mais uma vez as suas portas, no Verão de 2009, a cerca de 5000 estudantes. Tu também podes ser um deles! Se estás a frequentar, neste ano lectivo (08/09), entre o 5.º e o 11.º anos de escolaridade, junta-te a milhares de jovens que, durante o mês de Julho, vão experimentar um Ensino Superior. A Universidade Júnior é o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário para os jovens do ensino básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário.

A Câmara Municipal de Estarreja associa-se, pelo terceiro ano, à Universidade Júnior, da Universidade do Porto, com o objectivo de estimular os estudantes estarrejenses do Ensino Básico e Secundário para as Ciências, as Engenharias, as Letras, o Desporto e as Belas Artes, aproximando-os do meio universitário.

Ao abrigo do protocolo de colaboração assinado com a UP, a autarquia vai apoiar a participação de 20 estudantes, do 5º ao 12º anos, preferencialmente carenciados e abrangidos pela Acção Social Escolar, e com bom aproveitamento escolar.

A selecção dos estudantes, em consonância com as suas capacidades e interesses, será da responsabilidade dos Conselhos Executivos dos respectivos estabelecimentos de ensino, sendo repartidos da seguinte forma: 4 da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca, 4 da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Padre Donaciano de Abreu Freire de Estarreja, 4 da Escola Básica Integrada de Pardilhó e 8 da Escola Secundária de Estarreja.

O apoio da Câmara traduz-se no pagamento da propina de inscrição no valor de 75 € para uma semana, que inclui o seguro escolar, os materiais necessários às actividades e as refeições do dia (almoço e lanche da tarde), bem como o pagamento do transporte de e para o Porto.

A Universidade Júnior abre as portas de faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto, para que os jovens experimentem a vida universitária participando em projectos e actividades pedagógicas. A iniciativa permite aos estudantes ocuparem o tempo livre de forma enriquecedora ao nível cultural e científico e contactar com outros jovens e outras realidades alargando os seus horizontes sociais e formativos.

As inscrições estão abertas até 12 de Junho na Divisão de Educação e Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Estarreja, situada na Casa dos Magistrados, no centro da cidade.

Assim, a Câmara Municipal e a Universidade do Porto convidam-te a passar uma ou mais semanas na maior Universidade do país, onde poderás sentir um pouco da vida académica e, quem sabe, encontrar o teu futuro curso. Aproveita esta oportunidade e vem passar na Universidade do Porto umas férias únicas...

Mais informações sobre o projecto no sítio da internet: