GADE Gabinete de Apoio ao Desporto de Estarreja: Apoio técnico às colectividades

terça, 19 de maio 2009

O GADE é uma estrutura de apoio às colectividades, cujos técnicos prestarão informação em diferentes áreas de interesse para os agentes desportivos. Inicialmente, funcionará uma vez por mês na Divisão de Desporto da Câmara Municipal e pretende proporcionar apoio técnico especializado e desenvolver estratégias desportivas comuns.

O objectivo é melhorar a eficácia da oferta desportiva de cada parceiro, e como consequência aumentar o número de praticantes regulares de actividades físicas e desportivas no concelho.

Esta necessidade surge enquadrada numa nova realidade, conforme destacou o Vice-presidente do Município, Abílio Silveira, que teve início em 2002 com a criação da Escola Municipal de Desporto e com “uma abordagem diferente do Município ao Desporto”. Sublinhou que 6% da população estarrejense são atletas federados, muito acima da média nacional que é de 3%. Actuou-se junto dos públicos sénior e idoso que hoje têm ao seu dispor programas de exercício físico. Duplicou-se a área desportiva do concelho, sendo objectivo da Câmara alcançar os 4m2 por habitante até ao final do ano, média europeia. E junto das Colectividades implementou-se mais rigor na atribuição dos subsídios.

Face a este crescimento verificou-se a necessidade de prestar apoio técnico aos agentes desportivos. O GADE pretende colaborar tecnicamente nas áreas do PADE – Programa de Apoio ao Desporto de Estarreja; formação de atletas; formação de Técnicos e Dirigentes; Eventos Desportivos; Instalações desportivas; entre outras áreas consideradas de relevância para a promoção do desporto local.

COLABORAÇÃO TÉCNICAS NAS SEGUINTES ÁREAS:

1. CANDIDATURA AO PADE – PROGRAMA DE APOIO AO DESPORTO DE ESTARREJA
Informação sobre o correcto preenchimento da candidatura; Como obter apoios;
2. FORMAÇÃO DE ATLETAS (ESCOLINHAS)
Identificação de estratégias passíveis de serem desenvolvidas em parceria com a autarquia e/ou outras entidades; Aplicabilidade do seguro desportivo; Recrutamento de novos atletas;
3. FORMAÇÃO DE TÉCNICOS E DIRIGENTES
Disponibilização de conteúdos didáctico-pedagógicos; Aconselhamento técnico;
4. EVENTOS DESPORTIVOS
Colaboração na organização de eventos desportivos de relevo; Acompanhamento e preenchimento de ChekList de eventos;
5. INSTALAÇÕES DESPORTIVAS
Apoio e informação logística acerca da manutenção e melhoramento das instalações; Pareceres técnicos;
6. OUTRAS ÁREAS CONSIDERADAS DE RELEVÂNCIA PARA A PROMOÇÃO DO DESPORTO LOCAL.

Funcionamento do GADE: Última quarta-feira de cada mês, em horário pós-laboral, entre as 19h00 e as 21h00/ Necessária marcação por telefone ou por e-mail.

Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Estarreja
Antiga Casa dos Magistrados [centro da Cidade]