“Vida Sexual”, com prefácio de Júlio Machado Vaz, é lançado em Julho

COMEMORAÇÕES DOS 60 ANOS DA ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO NOBEL A EGAS MONIZ

quarta, 20 de maio 2009

A Câmara Municipal comemorou o Dia Internacional dos Museus com um concerto da Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra, no Cine-Teatro, espectáculo inserido nas comemorações dos 60 anos da Atribuição do Prémio Nobel da Medicina a Egas Moniz, cujo programa promete novidades para breve.

Na abertura do concerto, a Associação dos Antigos Tunos leu um discurso de Egas Moniz e ofereceu uma histórica fotografia da Tuna Académica da Universidade de Coimbra. Aí se inclui Egas Moniz, que foi Presidente da Tuna nos últimos anos do curso de Medicina, concluído em 1899. Doutorou-se em 14 de Julho de 1902. No ano posterior tornou-se Professor Catedrático na mesma Faculdade (Anatomia, Fisiologia e mais tarde Patologia Geral).

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, anunciou a reedição de dois livros do investigador, acções inseridas no programa comemorativo da atribuição do Prémio Nobel da Medicina ao professor, em 1949. "Vida Sexual", com prefácio de Júlio Machado Vaz, tem apresentação marcada para o dia 9 de Julho, na Biblioteca Municipal, com a presença do sexólogo.

A lançar também este ano, no dia 25 de Setembro, "Confidências de um Investigador Cientifico" terá prefácio do neurocirurgião João Lobo Antunes. "A vida tão rica de Egas Moniz para Estarreja e para Portugal merece este contributo", afirmou o autarca.

Outra data referida por José Eduardo de Matos é o dia 14 de Julho, de reabertura da Casa-Museu Egas Moniz, após as obras de beneficiação em curso, e que também será comemorativa do 41º aniversário da Casa-Museu situada em Avanca. O autarca deixa o convite à população para que compareça na reabertura.

E lançou um desafio para o ano em que se comemorará os 100 anos da República Portuguesa, implementada a 5 Outubro de 1910. "Egas Moniz é também uma das grandes figuras da República e teremos ocasião de perceber isso", afirmou sem revelar de que forma o nome do também político será "recolocado no lugar a que tem direito".

A Associação dos Antigos Tunos é composta por antigos (e alguns actuais) elementos da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, exercendo hoje as mais diversas actividades no campo da Docência, do Direito, da Medicina, da Magistratura, da Engenharia, etc. São 40 elementos, entre os 18 e os 80 anos, que executam música pelo prazer de tocar.