VIII SEMANA DO AMBIENTE: Novos Percursos da Natureza em Salreu e Canelas

terça, 26 de maio 2009

A VIII Semana do Ambiente de Estarreja teve início ontem e decorre até sábado, dia 30. Campanhas de sensibilização nas escolas e em locais públicos, exposições, inauguração dos Percursos do BioRia em Canelas e Salreu e o desfile de moda “Fashion Eco-Day” são as acções em destaque.

O Bioria chega a Canelas. Um dos momentos marcantes desta edição será a inauguração, no próximo sábado, dia 30, de dois Percursos da Natureza, no âmbito do BioRia II: o Percurso Pedestre do Rio Jardim – Canelas (1,97 km) e Percurso Ciclável do Bocage – Salreu e Canelas (3,9 km), concluída que está a fase de arranjo e requalificação dos trilhos, além da colocação de estruturas informativas. A concentração está marcada para as 15h, junto ao Apeadeiro de Canelas, para um passeio a pé do Percurso do Rio Jardim.

A marcar o arranque da edição, no domingo, a Descida do Rio Antuã, também na sua 8ª edição, contou com a participação de 200 "navegadores" e 65 embarcações, num verdadeiro desfile de carnaval sobre a água. A Procissão do Grupo de Folia "Os Xatiados" venceu Descida deste ano. No Parque Municipal do Antuã juntaram-se centenas de pessoas para assistirem ao desfile. A organização é do CCDS – Centro de Cultura e Desporto de Salreu.

Esta Semana do Ambiente fica marcada por um conjunto de campanhas de sensibilização, promovidas em parceria com a SUMA, e motivadas pela necessidade de redução dos resíduos e valorização por reciclagem, tendo em vista a alteração dos comportamentos e a maturação cívica das populações. As crianças, verdadeiros agentes de mobilização comportamental, constituem o alvo privilegiado de actuação, recebendo nas escolas a campanha “Dividir para Reinar”. O autocarro de sensibilização ambiental “Lixoteca” esteve ontem na Praça Francisco Barbosa.

Os alunos do 3º ciclo vão mostrar as boas práticas de (re)utilização de diversos materiais, com criatividade e bom gosto, na passerelle da Praça Francisco Barbosa, no desfile de Moda “Fashion Eco-Day”, no dia 30.

Mais direccionada para a população adulta surge a campanha “Tire os Quilos”, sobre redução de resíduos indiferenciados, que passa pelas superfícies comerciais que aderiram à acção. A campanha de sensibilização esteve ontem e voltará hoje ao Supermercado Couto, entre as 16h às 18h. No mesmo horário estará no Intermarché nos dias 28 e 29.

No Parque Municipal do Antuã, esteve no fim-de-semana uma Unidade Móvel de Sensibilização, o Cidadómetro. Este é um espaço interactivo de pequenas dimensões destinado às famílias e que incide sobre as temáticas da redução, reutilização, reciclagem, cidadania activa e limpeza urbana.

Ontem decorreu a abertura da Exposição da Semana do Ambiente, pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. A mostra patente ao público nos Paços do Concelho sensibiliza para a política dos 5 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Responsabilizar, ao mesmo tempo que aborda a evolução do Sistema de Recolha do Município, nomeadamente no que diz respeito à recolha de resíduos sólidos urbanos, procedimentos de redução de quantidade do lixo indiferenciado, comportamentos cívicos, campanhas de sensibilização e regras de triagem tendo em vista a reciclagem e reutilização. O objectivo global é reduzir a quantidade de lixo para aterro.

A Câmara Municipal dinamiza, desde a 1ª edição em 2002, esta semana temática dedicada exclusivamente ao Ambiente – questão histórica em Estarreja – num evento anual que pretende fomentar o civismo, induzir o desenvolvimento de boas práticas ambientais e de uma consciência ambiental colectiva, estimular o contacto com a natureza e promover a valorização do património natural. O evento reflecte ainda a importância que o Ambiente assumiu na lista das prioridades municipais, como pilar do Desenvolvimento Sustentável assumido pela autarquia.

Próximas acções

27 Quarta
Parque Municipal do Antuã
10h00 Colocação de Placas Identificativas da Fauna e Flora no Parque do Antuã [BioRia]