Novos Percursos da Natureza em Canelas e Salreu

VIII Semana do Ambiente de Estarreja

sexta, 29 de maio 2009

A VIII Semana do Ambiente de Estarreja decorre até sábado, dia 30. Campanhas de sensibilização nas escolas e em locais públicos, exposições, inauguração dos Percursos do BioRia em Canelas e Salreu e o desfile de moda “Fashion Eco-Day” são as acções em destaque.

O Bioria chega a Canelas. Um dos momentos marcantes desta edição será a inauguração, no próximo sábado, dia 30, de dois Percursos da Natureza, no âmbito do BioRia II: o Percurso Pedestre do Rio Jardim – Canelas (1,97 km) e Percurso Ciclável do Bocage – Salreu e Canelas (3,9 km), concluída que está a fase de arranjo e requalificação dos trilhos, além da colocação de estruturas informativas. A concentração está marcada para as 15h, junto ao Apeadeiro de Canelas, para um passeio a pé do Percurso do Rio Jardim. A Câmara Municipal lança o convite à população para que participe nestas acções.

Os alunos do 3º ciclo vão mostrar as boas práticas de (re)utilização de diversos materiais, com criatividade e bom gosto, na passerelle da Praça Francisco Barbosa, no desfile de Moda “Fashion Eco-Day”, no dia 30.

A Câmara Municipal dinamiza, desde a 1ª edição em 2002, esta semana temática dedicada exclusivamente ao Ambiente – questão histórica em Estarreja – num evento anual que pretende fomentar o civismo, induzir o desenvolvimento de boas práticas ambientais e de uma consciência ambiental colectiva, estimular o contacto com a natureza e promover a valorização do património natural. O evento reflecte ainda a importância que o Ambiente assumiu na lista das prioridades municipais, como pilar do Desenvolvimento Sustentável assumido pela autarquia.

 

Próximas acções

30 Sábado
Praça Francisco Barbosa
09h00 Feira de Produtos Amigos do Ambiente

21h30 Desfile de Moda “Fashion Eco-Day”, com alunos do 3º ciclo
Anúncio dos Vencedores da II Edição do Concurso “Janelas e Varandas Floridas”

BIORIA – Percurso de Salreu
09h30 Limpeza de Infestantes Exóticas no Percurso de Salreu – Voluntariado
 
15h00 Inauguração dos novos Percursos do BioRia II – Percurso Pedestre do Rio Jardim e Percurso Ciclável do Bocage
*Concentração junto ao Apeadeiro de Canelas e passeio a pé do Percurso do Rio Jardim que tem uma extensão de 1,97 km