João Salaviza, Palma de Ouro de Cannes, no AVANCA'09

Brosens e Woodworth, os cineastas de Mongólia e dos Andes, são outros nomes já confirmados para os workshops

sexta, 05 de junho 2009

João Salaviza, o jovem realizador português que acaba de triunfar no Festival de Cannes, arrebatando pela primeira vez para Portugal uma Palma de Ouro com a sua curta-metragem “Arena”, vai estar nos “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’09, onde participará no workshop “História prática do cinema”, a convite dos orientadores João Antunes e Manuel Mozos. A história do cinema será assim abordada numa perspectiva prática de realização, num ano em que o cinema português voltou a fazer história.

O professor de cinema e crítico cinematográfico João Antunes e o realizador Manuel Mozos são os responsáveis pelas escolhas das melhores sequências cinematográficas do cinema mundial que os participantes do AVANCA’09 irão recriar. João Salaviza participará neste desafio, acompanhando a proposta de Antunes e Mozos e apoiando o trabalho dos participantes.

João Antunes, que trabalha na Cinemateca Portuguesa e é membro da Comissão de Classificação de Espectáculos desde 1987, foi júri do Festival AVANCA em 2007 e tem sido membro de júris, convidado por festivais de vários continentes. Este ano, ao acompanhar o Festival de Cannes, pode escrever sobre o grande momento da atribuição da Palma de Ouro a um filme português. Professor de história do cinema na Universidade Moderna, João Antunes foi programador e comissário de mostras do cinema português em acontecimentos internacionais, dirigiu revistas de cinema, escreveu vários livros na área e colabora regularmente com publicações cinematográficas de todo o mundo. Escreve regularmente sobre cinema para jornais diários nacionais e em revistas da especialidade.

Manuel Mozos realizou em 1999 a longa-metragem “Quando Troveja”, premiada no Fantasporto e no Festival de Santa Maria da Feira, tendo entre os seus actores o jovem João Salaviza, que antes de chegar à realização ainda participou noutros filmes como actor.

Mozos, que estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e na SEC em Paris, trabalha também na Cinemateca Nacional e tem sido actor em filmes como, “Longe daqui” de João Guerra, “A Raiz do Coração” de Paulo Rocha e “Capacete Dourado” de Jorge Cramez. O seu filme de estreia na longa-metragem foi “Xavier” em 1992, premiado no Festival CAMINHOS de Coimbra e em França no Festival Entrevues; esta obra transformou-se num filme de culto da nossa cinematografia. O seu mais recente filme “Ruínas” acaba de ser um dos grandes vencedores da edição deste ano do Festival Indie.

BROSENS E WOODWORTH, OS CINEASTAS DA MONGÓLIA E DOS ANDES, NO AVANCA’09

O casal de realizadores belgo-americanos, Peter Brosens e Jessica Woodworth, virão ao 13º Festival de Cinema AVANCA’09, orientar um workshop de escrita e realização cinematográfica sobre “O tratamento poético da realidade complexa”.

Realizadores de uma obra singular e de referência, que durante 13 anos filmaram na Mongólia os mais premiados filmes ali produzidos, autores de duas marcantes longas-metragens que traçam um percurso único no cinema actual, Brosens e Woodworth acabam de estrear o seu mais recente filme na Semana da Crítica do Festival de Cannes.

Premiado no AVANCA’08, o filme “Khadak” tinha anteriormente sido Prémio Luigi De Laurentis no Festival de Veneza, Inovação Cultural no Festival de Toronto e nomeado para o Prémio do Júri de Sundance. Tendo recebido mais de 20 prémios em festivais de todo o mundo, “Khadak” foi referenciado como “A quintessência da Mongólia” ou “Um dos mais poderosos filmes de meditação de sempre”. Este espiritual épico, rodado com actores locais nas geladas estepes da Mongólia, deu agora lugar a “Altiplano”, uma tragédia lírica de sacrifício e redenção nas montanhas do Peru.

No “AVANCA’09”, Brosens e Woodworth trabalharão com 20 participantes as questões do documentário, tendo por base a seguinte reflexão: “Se a relação diária com o meio ambiente necessita responsabilidade, o ponto de partida da observação do mundo é através do olho humano - a posição objectiva dos fenómenos no universo”.

AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia

O AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia vai acontecer na semana de 22 a 26 de Julho. O festival integra uma competição internacional de filmes inéditos em Portugal, para a qual chegaram a Avanca obras de 71 países.

Considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área do cinema e do audiovisual, o “AVANCA’09” contará este ano com workshops orientados por cineastas vindos de vários países, na tradição dos doze anos do Festival AVANCA. Estão previstos workshops na área da realização, direcção de actores, cinematografia, animação, design de produção, entre outras áreas, que irão decorrer de forma simultânea entre 22 e 26 de Julho.

O AVANCA’09 acontece todos os anos em Avanca, no Distrito de Aveiro, e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.