BioRia com mais Percursos de Natureza: Passear junto ao Rio Jardim e pelo Bocage

segunda, 08 de junho 2009

Dois novos percursos da natureza para descobrir em Estarreja. O BioRia explora terreno e chega a mais freguesias. Os percursos do Rio Jardim, em Canelas, com 1,97 Km, e o Ciclável do Bocage, repartido pelas freguesias de Salreu e Canelas, com um trajecto de 3,9 Km, foram inaugurados pela Câmara Municipal, com a presença de dezenas de visitantes e elementos dos escuteiros que assim ficaram a conhecer mais uma porção da diversidade natural do concelho. Nesta segunda fase, o projecto BioRia vai ainda abraçar a freguesia de Beduído com o Percurso do Rio Antuã (Beduído e Salreu), mais 6,3 km para visitar.

“O Percurso de Salreu é o primeiro, o mais emblemático, e marca o princípio de uma aventura”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Estarreja. A aventura “BioRia” que, no futuro com um total de 7 trajectos, vai conduzir os visitantes às frentes ribeirinhas polvilhadas por múltiplos Esteiros e Ribeiras, “com percursos junto à Ria, percursos junto aos rios e percursos cicláveis de ligação”, enumera José Eduardo de Matos. “Com estes diferentes projectos que temos em curso”, a Câmara Municipal irá “criar percursos que liguem todas as freguesias do concelho”.

O BioRia vai estender-se a norte e oeste do concelho com a implementação da 3ª fase, abrangendo a requalificação de mais 3 percursos pedestres e cicláveis: Ribeiras de Veiros (9,1 km); Ribeiras de Pardilhó (7,9 km); e Rio Gonde (2,9 km). As duas novas fases do BioRia em curso estão estimadas em 389 mil € e têm a comparticipação dos fundos comunitários.

Os 7 percursos BioRia terão uma extensão de 40 kms, com acessos directos ao caminho-de-ferro (Avanca, Estarreja, Salreu e a Canelas). A inauguração dos dois novos trilhos esteve inserida na programação da VIII Semana do Ambiente de Estarreja.

Bocage é habitat único no país

Em Canelas, o Ciclável do Bocage revela um raro habitat característico do Baixo Vouga Lagunar que em Portugal apenas existe nesta região e é invulgar em toda a Europa. O Bocage é composto por um mosaico retalhado de campos agrícolas separados por sebes vivas (árvores e arbustos alinhados nas margens dos terrenos) e por estreitas valas de água.

O Percurso Ciclável do Bocage passa pelos principais locais das marinhas. Permite o contacto com diversos habitats característicos desta magnífica região, onde se destacam os sapais doces e salgados, os campos agrícolas, os arrozais, as praias de vasa e lodo, para além do inigualável Bocage.

Ao longo da sua extensão o visitante é desafiado a contemplar espécies da fauna e flora de grande beleza, práticas agrícolas sustentáveis e actividades tradicionais seculares que importa recuperar para manter a elevada biodiversidade que caracteriza a zona. Dá ainda a conhecer uma raça de gado autóctone e que urge conservar – a marinhoa – exclusiva do Baixo Vouga e de qualidade ímpar. Aprender a conhecer, é pois, determinante para valorizarmos e sabermos conservar este imenso mundo vivo, do qual somos mais um dos muitos actores.

Caminhar junto ao Rio Jardim

O Percurso Pedestre do Rio Jardim – Canelas acompanha parte das margens da linha de água doce que aflui às marinhas da Ria de Aveiro e passa por diversos habitats característicos desta região. Ao percorrê-lo o visitante poderá observar diversas espécies de fauna e flora típicas de zonas húmidas e de corredores ripícolas, bem como belas paisagens e habitats, alguns exclusivos desta fantástica laguna.

Este percurso tem cerca de 2 km de extensão e a forma de um “U”, devendo ser realizado a pé. Encontra-se dotado de painéis informativos e estruturas de apoio e lazer em toda a sua extensão.

Fermelã ligada

O Percurso do Bocage vai ter uma extensão ao futuro Parque do Carregal, a criar na zona lagunar de Fermelã, concretizando-se a ligação de todas as 7 freguesias do concelho.

A Câmara Municipal já elaborou e entregou o estudo prévio da intervenção a realizar no Carregal, criando um parque de merendas. Para o efeito foi previsto no orçamento municipal de 2009 a transferência de verba para a Junta de Freguesia concretizar a obra, que integrará a freguesia mais a sul na rede de percursos de natureza.

O BioRia nasceu em 2002 com o Percurso de Salreu, no Baixo Vouga Lagunar, despertando para a riqueza do património natural de Estarreja.