MARCHAS POPULARES, JOÃO PEDRO PAIS E MERCADO ANTIGO

Festas de Santo António terminam no domingo

sexta, 12 de junho 2009

Esta sexta-feira, há Marchas Populares de Santo António, um dos pontos altos das festas antoninas em Estarreja. O desfile começa às 21h30 e contorna a Praça Francisco Barbosa.

Desfilam os seguintes grupos: Associação de Pais da Escola do Agro [Os Camponeses do Agro]; Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola das Laceiras [A Monda do Arroz]; Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã” [Aguadeiras]; Grupo de Música Tradicional Portuguesa Ventos da Ria [Tecedeiras]; Associação Cultural e Recreativa do Roxico [Mocidade do Roxico]; Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense [Os Namoricos na Fonte da Marçaneira] e Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Vai Quem Quer [As Novenas a S. Gonçalo do Bunheiro].

As Bandas do Concelho – Bingre Canelense, Visconde de Salreu e do Clube Pardilhoense – farão o acompanhamento musical. São um total de 5 centenas de figurantes.

Após o desfile, terá lugar o espectáculo de fogo de artifício. A noite prolonga-se com a actuação do Grupo SONJOVEM.

Amanhã, 13 JUNHO, é DIA DO MUNICÍPIO. As celebrações religiosas começam às 16h00. Às 18h terá lugar a Sessão Solene do Dia do Município, nos Paços do Concelho.

À noite, às 22h, JOÃO PEDRO PAIS actua na Praça Francisco Barbosa. As entradas são livres.

O MERCADO ANTIGO é o evento que marca o final dos festejos, no domingo. A decoração dos espaços e locais de venda de dezenas de feirantes, os produtos apresentados, os materiais utilizados e o traje adequado à época levam-nos a viajar no tempo até aos anos 20/40 do século XX.

Às 11h30, o  Desfile Etnográfico terá a participação de colectividades, feirantes e todos os populares que queiram participar, o desfile aviva tempos idos. A Praça Francisco Barbosa é o palco de encenações, que retratam o quotidiano das populações do início do século passado.

O Festival de Folclore é mais uma tradição das Festas de Santo António em Estarreja. Todos os  representantes do folclore concelhio sobem ao palco principal: Rancho Folclórico “ As Tricaninhas S. Miguel de Fermelã”, Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia de Pardilhó e Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”.

Durante todo o fim-de-semana há TASQUINHAS TÍPICAS DE GASTRONOMIA REGIONAL, na Praça Francisco Barbosa.