Dia do Município distingue personalidades de mérito

segunda, 15 de junho 2009

Com o Salão Nobre dos Paços do Concelho a ser pequeno para tanta gente, a Câmara Municipal distinguiu com a Medalha de Mérito Municipal o Padre António Valente de Matos, a Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes e, a título póstumo, Alfredo Mortágua. A homenagem aconteceu no sábado, no Dia do Município de Estarreja, 13 de Junho. A sessão solene homenageou ainda os atletas campeões nacionais e funcionários municipais.

A título póstumo, o Município homenageou o Dirigente Alfredo Mortágua, pela sua reconhecidamente longa e intensa dedicação ao Associativismo, distinguindo-se nas áreas do Desporto e da Música, sobretudo no Clube de Veiros. A viúva, Deolinda Rosa da Fonseca e Silva, recebeu a Medalha de Mérito. “Sei que [Alfredo Mortágua] diria assim: ‘Eu não mereço esta homenagem’, porque ele era um homem simples. Ele trabalhava em prol da sociedade sem pedir nada em troca”, afirmou na cerimónia. “Vocês perderam um dirigente de um clube, perderam um homem, mas eu perdi muito mais, um grande homem que ele era, que se entregava de alma e coração sem pedir nada em troca. Perdi um marido, um pai extremoso, um avô incondicionalmente livre e disponível e um grande amigo sem limites”, disse num discurso comovedor Deolinda Silva, que incitou as esposas a apoiarem os maridos no serviço à comunidade.

O Padre Valente, fundador e dinamizador do Movimento Internacional de Jovens Católicos Convívios Fraternos e, depois, da Associação – Projecto Convívios Fraternos II, com sede em Avanca, tem sido exemplar pela sua proactividade junto dos Jovens. “Foi com surpresa e interrogações” que teve conhecimento da homenagem. Sem pretensões, afirmou “ter dificuldade em encontrar razões válidas e justificativas para este homenagem” uma vez que “sempre pautei a minha existência e o meu trabalho por este lema: Fazer feliz os outros para que eu pudesse ser feliz". Agradeceu o gesto de carinho e de amor, acrescentando que “a melhor gratificação que posso ter é ver os outros felizes” e que “o serviço prestado aos outros é uma obrigação que a todos cabe”. É também de realçar neste Avancanense a longa e premiada carreira de Capelão Militar, onde atingiu a patente de Coronel, além de ser Director do jornal “Balada da União”.

A Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes completa este ano 75 anos de dedicação à Cultura e, ultimamente, ao fomento de Desporto e à alargada formação de Atletas, em diversas modalidades. Rui Rodrigues, vice-presidente da colectividade, considera que a Saavedra é merecedora da distinção “por tudo aquilo que tem feito ao longo dos seus 75 anos em prol da juventude de Pardilhó e do município estarrejense”.

Com sede própria e pavilhão desportivo, a colectividade ampliou a sua acção à formação desportiva nas modalidades de andebol, futsal e canoagem. “No panorama desportivo actual, a canoagem marca pontos”, disse o dirigente. Prova disso mesmo são os 10 atletas campeões nacionais em 2008, que também foram galardoados na Sessão Solene. “É motivo de orgulho para o Saavedra Guedes e para Estarreja o clube encontrar-se na 1ª divisão nacional e ter ocupado o 6º lugar no ranking nacional da modalidade na época anterior”, entre 100 clubes. Concluiu dizendo que a “Saavedra continuará sempre ao dispor do povo de Pardilhó. Tudo faremos para continuar a dignificar Pardilhó e o concelho de Estarreja”.


LOUVOR A ATLETAS CAMPEÕES NACIONAIS

Na cerimónia do Dia do Município, foram entregues Votos de Louvor a 20 atletas que se sagraram campeões nacionais na época anterior. Na patinagem, do Arsenal de Canelas: Daniela Rodrigues Esteves, Campeã Nacional em Cadetes Femininos, nos 5.000 mts pista; Germano Homem Seabra, Campeão Nacional de Estrada em Cadetes, nos 1.000mts, 5.000 mts e 10.000 mts e Campeão Nacional de Pista em Cadetes, nos 300 mts, 3.000 mts e 5.000mts; e Jesus Oliveira, Campeão Nacional de Indoor em Iniciados Masculinos, Campeão Nacional de Pista em Iniciados Masculinos, nos 300 mts contra-relógio, 1.000 mts, 3.000 mts, 5.000 mts.

Na orientação, do ORI-Estarreja: Ana Oliveira, Campeã Nacional de Sprint e ainda de Distância Média, em D21A; David Sayanda, Campeão Nacional em Distância Média na categoria de Júnior Masculinos, Campeão Ibérico Sprint e Distância Média, na categoria de Juvenil Masculino e ainda vencedor da Taça Países Latinos Sprint, no escalão de Cadete Masculino; Jorge Fortunato, Campeão Nacional e Campeão Ibérico de Distância Longa, na categoria de Juniores Masculinos; João Casal, Campeão Nacional de Distância Média, no escalão H35A; António Amador, Campeão Nacional de Sprint, no escalão H35A; e Diogo Miguel, na modalidade de Orientação, este atleta foi Campeão Ibérico em Sprint, no escalão de Seniores Masculinos e Campeão Nacional de Distância Longa no escalão de Homens Elite.

Na canoagem, da Saavedra Guedes: Mafalda Ribeiro, Campeã Nacional de Maratonas, de Esperanças e de Velocidade, no escalão de cadetes femininos; Pedro Santos, Campeão Nacional de pista 500/1000m, na categoria de seniores, para além de ter participado em representação de Portugal na Taça do Mundo na Alemanha e na Polónia e ainda no Campeonato da Europa em Itália; Bruno Valente, Campeão Nacional em 1.000/500 m, na categoria de seniores; João Pedro Valente Bernardes, Campeão Nacional de pista C2 500m/C2 200m, no escalão de Júnior; Filipe Daniel da Silva Vieira, no escalão de Júnior, foi Campeão Nacional de pista C2 500m/C2 200m; Paulo António Lopes Tavares, Campeão Nacional de pista K2 1.000 m, no escalão de Infantil; Paulo Pinto, Campeão Nacional de pista K2 1.000 m, no escalão de Infantil; Maria do Carmo Valente dos Santos, Campeã Nacional em K2 200m; Inês Cirne, Campeã Nacional de pista K2 200m, júnior; Cláudio Ferreira, Campeão Nacional de Torneios Abertos K1 2.000m, infantil; Paulo Eduardo Lopes Pinto, Campeão Nacional de pista K2 1.000 m, infantil; Filipe Vieira, no escalão de Júnior, foi Campeão Nacional de pista C2 500m/C2 200m.

E André Pinto, na modalidade de Basquetebol, atleta natural de Salreu, jogador da Ovarense foi Campeão Nacional da Liga Portuguesa, vencedor da Supertaça e ainda do Torneio dos Campeões.

DISTINÇÃO A TRABALHADORES DA CÂMARA

A Câmara Municipal distinguiu, pela 2ª vez, em cerimónia solene e pública, com Salva de Prata os Funcionários que em 2008 completaram 25 anos de Trabalho e Dedicação ao Serviço da Comunidade: Francisco Moutela - Assistente Operacional, José Moutinho - Técnico Superior, Maria do Céu Tavares - Assistente Técnico; e, com Medalha Prateada, os que passaram à situação de Aposentados: Manuel Avelino Belas - Cantoneiro de Vias, João Antão Marques - Cantoneiro de Limpeza, Maria Carolina Castro - Chefe de Secção, Maria do Céu Ferreira - Auxiliar dos Serviços Gerais, Albina Casalinho - Cozinheira, Maria Augusta Felix Almeida - Chefe de Secção, e Rosa Maria Silva - Chefe da Secção.

O presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sá Esteves, dirigiu palavras aos distinguidos, a começar pelos campeões. “O vosso exemplo deve inspirar-nos: o gosto pelo desafio, o desejo de auto superação, a exigência, a disciplina, o auto controle e a competição leal com os demais. Que melhor tábua de valores para as nossas vidas e para o nosso relacionamento comunitário”. Os exemplos de vida de Alfredo Mortágua, do Padre Valente e de todos os que passaram pela Saavedra Guedes foram também exaltados. “Não nos faltam motivos inspiradores. É imprescindível não perdermos o sentido das responsabilidades pessoais, o imperativo moral de fazermos render os nossos talentos e de os colocarmos ao serviço dos demais”, apelou.

Finalmente, disse que “os bons funcionários municipais que temos merecem ser distinguidos e ser louvados. Mais do que um emprego municipal tendes uma missão. Muito do nosso bem-estar ou não depende de vós, depende do vosso empenho, depende da vossa simpatia, eficácia, do vosso labor, da vossa compreensão. Muitos de vós, a esmagadora maioria sois excelentes funcionários municipais”.

Fazendo um balanço ao crescimento do Município, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, afirmou que “esta tem sido a década mais progressiva do Município de Estarreja. Com todos, para todos. Os números, os factos, as obras, as dinâmicas, as acções provam-no. E ainda falta fazer muito”. Enumerou exemplos nas várias áreas de intervenção municipal, dos quais se destacam a aposta do desenvolvimento económico. “O Eco-Parque Empresarial simboliza a imagem de um concelho em mutação, atraindo mais Empresas e criando novos Empregos”. Aliás, Estarreja detém um total de 4 projectos PIN (Projectos de Interesse Nacional) “reconhecidos e apoiado pelo Governo como prioritários para a economia. Os investimentos da DOW, CUF, AIR LIQUIDE e agora da CINCA marcam bem a diferença num momento de crise”.

“A estratégia de desenvolvimento sustentável mantém permanente atenção” a outras áreas essenciais como a Dimensão Social, Educação, Cultura e Desporto,  além da Rede Viária e da intervenção urbana nos Centros Cívicos. José Eduardo de Matos deu particular ênfase à “nova realidade e imagem do Município” com base no Ambiente, da rede de saneamento à riqueza natural, das 4 Ribeiras em obras aos novos Percursos do BioRia.